Publicidade
Sesc Carmo oferece curso sobre escritoras africanas
PublishNews, Redação, 23/05/2022
Hoje é o último dia para se inscrever no curso 'Quatro romances, quatro autoras: as muitas Áfricas inscritas no feminino', com Providence Bampoky, sempre às terças, começando amanhã (24)

Maria Firmina dos Reis (1822-1917), primeira escritora de romances no Brasil, é homenageada no projeto promovido pelo Sesc Carmo "Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras". aA proposta é discutir o legado dessa autora que, em 1859, ainda no período da escravidão, escreveu Úrsula, seu livro de maior destaque.

Dentro dessa programação, hoje é o último dia para a inscrição no curso "Quatro romances, quatro escritoras: as muitas Áfricas inscritas no feminino." A professora Providence Bampoky comandará quatro aulas, sempre às terças-eiras, com o objetivo de criar uma comunidade de leitores interessados em conhecer a história e a cultura africanas.

Em cada um dos encontros, ela discutirá uma obra de escritora africana, fazendo uma breve apresentação da autora relacionando suas vivências com suas personagens femininas.

Este é o calendário das aulas, com suas obras e autoras:

24/05 - Mutilada, de Khady Koita;

31/05 - Fique comigo, de Ayòbámi Adébáyò;

07/06 - A mulher de pés descalços, Scholastique Mukasonga;

14/06 - O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane.

Providence Bampoky é doutoranda em Teoria e História Literária na Unicamp e integrante do projeto "África na literatura", da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

As aulas ocupam o horário das 17h às 19h, no quarto andar do Sesc Carmo (Rua do Carmo 147, próximo à Praça da Sé - São Paulo / SP) e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site.

[23/05/2022 09:00:00]
Matérias relacionadas
Programação acontece em Janeiro e tem como objetivo promover intercâmbio cultural entre a África e os Emirados
Estatueta desta edição homenageia a personagem Tiodora, do livro 'Mukanda Tiodora', de Marcelo D’Salete
Cia de teatro Os Crespos realiza monólogo performático estrelado por Sidney Santiago Kuanza no Sesc Santo André
Leia também
Obra será apresentada na Livraria da Tarde, em São Paulo, por três mulheres: a tradutora Patricia Peterle vai conversar com a professora Maria Carolina Casati, em evento mediado por Beth Leites
Evento será realizado na capital inglesa em março próximo, dentro das ações do Ano da Leitura no Reino Unido; Veja quem já está confirmado
Edição reflete a força da bibliodiversidade no mercado livreiro da cidade e festeja a inauguração de quatro novas livrarias no Centro, em Laranjeiras, na Lapa e na Urca