Box de cinco livros de Thomas Asbridge conta e analisa a disputa da Terra Santa por exércitos enviados pelo Papa e soldados muçulmanos por mais de 200 anos. Os volumes são acompanhados de pôster, caderno de imagens e marcadores de livro.
No século XI, o Papa convocou legiões de guerreiros para invadir a parte controlada por muçulmanos no Mediterrâneo oriental e tomar posse da cidade de Jerusalém, local disputado por seguidores de ambas as religiões. Por 220 anos a partir dessa invasão, chamada a Primeira Cruzada, os dois lados do conflito travaram batalhas brutais. Para entender melhor esse longo e importante episódio na história mundial, protagonizados por dois adversários que, cada uma a seu modo, lutavam por suas crenças, o box
As Cruzadas (Novo Século, 784 pp, R$ 89,90) pode ser um guia eficiente e uma leitura bem agradável. Thomas Asbridge escreve os cinco volumes, que são vendidos dentro de uma caixa que traz também pôster, caderno de imagens e marcadores de página. Ele expõe as motivações do Ocidente e do Islã para a disputa da Terra Santa, reproduzindo experiências vividas pelos soldados dos dois lados do embate. Mesmo com o rigor histórico esperado de um especialista no assunto, o autor consegue imprimir um ritmo de aventura em muitas passagens. Estes são os volumes da obra:
A chegada dos cruzados,
A reação do Islã,
O desafio dos campeões,
A luta pela sobrevivência e
A vitória no Oriente.