Publicidade
O áudio como produto e profissão!
PublishNews+, André Palme, 15/12/2021
Em sua coluna, André Palme fala sobre o que tem sido mais relevante na indústria do entretenimento em áudio no Brasil e no mundo e sobre como chegar em um número cada vez maior de leitores, ouvintes e consumidores

Aleksandr Grechanyuk | © Shutterstock
Aleksandr Grechanyuk | © Shutterstock
Começando essa coluna - prefiro chamar de conversa - com dois grandes objetivos: servir como uma fonte de informação do que tem sido mais relevante na indústria do entretenimento em áudio no Brasil e no mundo (englobando aqui audiobooks, podcasts, audiodramas, séries em áudio, etc) e ajudar você na tomada de decisões sobre entrar ou não nesse jogo, manobrar melhor as variáveis dessa equação e chegar em um número cada vez maior de leitores, ouvintes e consumidores. Porque é isso que o áudio tem feito, não só com os audiobooks, mas com os podcasts e todos os outros tipos de histórias para ouvir que são cada dia mais, parte da rotina de uma fatia relevante do consumidor brasileiro.

O áudio não tem nada de novo, muito menos o consumo de conteúdos por este formato. Seja oralmente, depois pelo rádio, K7s, CDs e mais recentemente pelos apps. É importante pontuar que não estamos falando de algo que surgiu recentemente, mas que sempre esteve por aqui.

Mas algo mudou: a possibilidade de, como criador ou produtor de conteúdo, distribuir esse conteúdo por voz. Então quando falamos na indústria, do boom dos audiobooks ou do podcast se tornando um produto de massa, estamos principalmente - ou pelo menos primariamente - falando de uma mudança de dois grandes aspectos: distribuição e consumo.

O artigo completo de André Palme está disponível no PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PublishNews. Todos os artigos do PN+ estão temporariamente abertos para quem se cadastrar na plataforma. Para acessar, basta informar nome, e-mail e criar uma senha.

Clique aqui para ler ou ouvir o artigo completo.

Palme é um profissional do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos e negócios digitais.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, é head da Estante Virtual, marketplace de livros do Magalu, e também segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

[15/12/2021 09:30:00]
Leia também
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
O consumo de livros não acontece isolado, mas conectado a referências, símbolos e afetos que já estão no imaginário coletivo
Há algo de mágico em ver a comunidade se materializar fisicamente, depois de tanto tempo se construindo online
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
André Palme discorre sobre o ranking do GPTW voltado para o mercado editorial e a importância de se criar um mercado mais humano, mais saudável e mais preparado para o futuro
Outras colunas
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos