Publicidade
Eleições para Conselho Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de SP acontecem neste sábado sob polêmica
PublishNews, Redação, 09/12/2021
Secretaria de Cultura do município diminuiu de 18 para 10 os lugares de votação e conselheiros alertam: 'descaracteriza a essência do plano'

Estão marcadas para o próximo sábado (11) as eleições que vão escolher os membros do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo. No entanto, o pleito ocorrerá em meio a uma polêmica: a Secretaria de Cultura do município diminuiu de 18 para 10 os lugares de votação. Os atuais conselheiros do PMLLLB protestaram contra a medida. “Foram fechadas as possibilidades de votação em oito bibliotecas municipais, descaracterizando exatamente a essência do plano”, diz o colegiado.

Os conselheiros argumentam que o desenho das eleições foi amplamente debatido e que a previsão de 18 locais de votação veio para dar ampliar o acesso de eleitores ao pleito. Para eles, a medida apresentada pela Secretaria de Cultura é “arbitrária e descabida”.

Em nota enviada aos conselheiros, Danillo Nunes da Silva, chefe de gabinete da Secretaria de Cultura, diz que a redução do número de locais de votação é uma medida de precaução contra a covid19.

Danillo Nunes da Silva aponta ainda que as últimas eleições, ocorridas em 2019, foram concentradas em um único ponto (a Biblioteca Mário de Andrade) e que a ampliação para dez locais de votação agora é “proporcional ao eleitorado”. “Seria demasiado passarmos de uma eleição totalmente centralizada, com único local de votação, como ocorreu em 2019, para uma eleição com 18 locais de votação em 2021. Entendemos que os 10 locais de votação a serem oferecidos em 2021 trazem enorme ganho em relação à eleição de 2019 e atendem à demanda de maior descentralização da votação”, complementa na nota.

Além da Mário de Andrade, os cidadãos paulistanos poderão votar em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) nas quatro regiões da cidade.

Concorrem às 16 vagas (oito titulares e oito suplentes) os seguintes candidatos: Amanda Ribeiro Panciera, Bruna Burkert, Cassia Maria Rita Vianna Bittens, Cláudio Marcio Silvestre Gonzalez, Daniel Bilenky Mora Fuentes, Fabiana Marchetti, Fernanda de Lima Passamai Perez, Letticia de Paula Diez Rey, Lion Santiago Tosta, Lizandra Magon de Almeida, Maria Cristina Palhares, Maria do Céu Diel de Oliveira, Michaella Pivetti, Nélida Capela, Simão Félix Zygband, Sophia Castellano, Ueliton dos Santos Alves, Valeria Copelli Cassiolato e Vanderlei Aparecido Orso.

A votação acontece das 10h às 16h nos seguintes endereços:

Região Central

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Rua da Consolação, 94 – República

Região Leste

CEU JAMBEIRO

Av. José Pinheiro Borges, 60 - Guaianases

CEU AZUL DA COR DO MAR

Av. Ernesto de Souza Cruz, 2.171 - Cidade AE Carvalho

CEU SÃO MATEUS

Rua Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança

Região Oeste

CEU BUTANTÃ

Rua Nazir Miguel, 849 - Jardim Paulo VI

CEU CASA BLANCA

Rua João Damasceno, 85 - Jardim São Luís

Região Norte

CEU JAGUARÉ

Av. Keikiti Simomoto, 80 - Jaguaré

CEU Jardim Paulistano

Rua Aparecida do Taboado,

S/N - Jardim Paulistano

Região Sul

CEU CAMINHO DO MAR

Rua Eng. Armando de Arruda Pereira, 5.241 - Jabaquara

CEU PARELHEIROS

Rua José Pedro de Borba, 20 - Jardim Novo Parelheiro

[09/12/2021 09:40:00]
Leia também
'Opinião', da TV Cultura, vai receber a professora titular de literatura brasileira da Unicamp Lúcia Granja e o influenciador literário Pedro Pacífico, o Bookster
Programa da icônica livraria carioca vai receber, quinzenalmente, grandes nomes para pensar o Brasil
Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba,​ explica que já estão aptas a receberem livros as bibliotecas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas