No seu centenário, Paulo Freire volta à Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/10/2021
‘Pedagogia do oprimido’ aparece na quinta posição da Lista de Não Ficção

No seu centenário, volta à Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews | Reprodução - Site do Grupo Editorial Record
No seu centenário, volta à Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews | Reprodução - Site do Grupo Editorial Record
No último dia 19, Paulo Freire completaria 100 anos. E justo no seu centenário, o Patrono da Educação Brasileira voltou às Listas dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, com Pedagogia do oprimido (Paz e Terra).

O livro ocupa a quinta posição da Lista de Não Ficção, com 415 cópias vendidas. Uma outra edição de Pedagogia do oprimido, também publicada pela Paz e Terra, estreou na Lista em 2017.

O título foi escrito entre 1964 e 1968, quando Paulo Freire estava exilado no Chile, mas permaneceu inédito até 1974. Foi proibido pela ditadura militar que vigiava no Brasil na época. Nele, o educador pernambucano aborda a luta pela desalienação, pelo trabalho livre, pela afirmação dos seres humanos como pessoas, e não coisas.

Paulo Freire recebe o destaque dessa semana, mas nem de perto foi o estreante com maior volume de vendas. Liderando o Ranking Geral está Quanto vale o seu tempo? (Gente), de Fábio Ennor Fernandes. Na semana de estreia vendeu 3.509 e se isolou no topo do pódio semanal.

No livro, o administrador que ajudou a interiorizar o projeto LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – liderado pelo governador paulista João Dória, ensina como definir o que o leitor quer e o que ele não quer; a separar o pessoal do profissional e, com isso, viver com leveza.

No pódio, junto com Quanto vale o seu tempo?, ficaram Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, ocupante da segunda posição, com 1.981, e Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, na terceira, com 1.839.

Na comparação com a semana passada, a lista perdeu 10% do seu volume de vendas. Negócios (-24%) e Infantojuvenil (-10%) foram as mais prejudicadas.

O Ranking trouxe outras sete novidades. Duas delas, embora estejam em categorias diferentes, dialogam entre si. Na 13ª posição de Ficção, estreou A canção de Aquiles (Minotauro), de Madeline Miller, com 436. Na 14ª de Infantojuvenil, apareceu pela primeira vez A vida invisível de Addie LaRue (Galera Record), de V. E. Schwab, com 401.

Os dois títulos foram citados no Podcast do PublishNews do dia 08 de setembro. O tema era a febre dos booktokers, influenciadores digitais que atuam no TikTok, e como eles têm ditado tendências entre os jovens leitores brasileiros. Os dois títulos fizeram barulho entre os usuários do TikTok mundo afora e isso acabou reverberando nos brasileiros. Percebendo esse buzz, as editoras tiveram que correr para colocar os títulos nas livrarias. Toda a história está no Podcast. Clique aqui para ouvir.

Ficção trouxe outras duas novidades, além de A canção de Aquiles. Na nona posição, apareceu Mil beijos de garotos (Outro Planeta), de Tillie Cole, com 676, e na lanterninha, mais um mangá pra categoria. O oitavo volume de Jujutsu Kaisen - Batalha de Feiticeiros (Panini), de Gege Akutami, teve 318 cópias vendidas.

Em Infantojuvenil, mais uma novidade: Era uma vez uma bota (Biruta), de Lia Zatz e Graça Abreu. O título ocupa a posição de número 19, com 329

Em Negócios, liderada por Quanto vale o seu tempo?, mais um estreante: Franqueado feliz vende bem (Literare Books), de Alexandre Sita. O livro teve 287 exemplares vendidos, suficiente para garantir o 13º lugar da categoria.

A última novidade aparece em Autoajuda e é dupla. Seja livre (Amor é Oxigênio), de Pétala Barreiros, ocupa o nono lugar do segmento, com 512, e marca a estreia do selo Amor é Oxigênio na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking Geral das Editoras, com 17 títulos. O Grupo Editorial Record aparece em segundo, com 13, e a Sextante, em terceiro, com 10.

[01/10/2021 07:46:00]