Publicidade
Julho: férias e TikTok se encontram na Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 30/07/2021
‘Vermelho, branco e sangue azul’ e ‘Mentirosos’ fecham o mês das férias escolares no topo da Lista Mensal

E. Lockhart e Casey McQuiston | © Heather Weston / Raegan Labat
E. Lockhart e Casey McQuiston | © Heather Weston / Raegan Labat
A pandemia bagunçou tudo, inclusive o calendário escolar, mas, para a maioria dos alunos brasileiros, as férias de julho foram garantidas. E, nesse período, dois livros que têm feito a cabeça dos jovens leitores conquistaram espaços importantes na Lista dos Mais Vendidos: Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston, o campeão de vendas no mês das férias escolares, com 11.024 cópias vendidas, e Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, que aparece em segundo, com 10.343.

No Ranking Geral semanal, os dois livros ocupam os dois primeiros lugares, só que em posições trocadas: Mentirosos lidera, com 2.488 exemplares e Vermelho, branco e sangue azul, em segundo, com 2.296. Esses dois livros são destaques entre os booktokers, provando que a rede social segue sendo uma boa vendedora de livros. Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., que estava na posição de número sete na semana passada, subiu para o terceiro lugar, com 2.010.

A semana foi de queda na Lista dos Mais Vendidos do PN. Em relação à semana passada, os números gerais caíram 15% e o tombo foi sentido em quase todas as categorias. A exceção ficou com Não Ficção, que se manteve estável. Autoajuda, por exemplo, perdeu 26% e Negócios, 23%.

No entanto, curiosamente, foi em Negócios que apareceram dois dos três estreantes. Ocupando a 14ª posição, debutou Faça o que tem que ser feito e não apenas o que te pedem (Sextante), de Bob Nelson, com 301 exemplares vendidos. Na 16ª da mesma lista, apareceu pela primeira vez Negócio fechado (Alta Books), de Jeb Blount, com 285.

A terceira novidade aparece em Ficção: Batman/Fortnite Vol. 03 (Panini), de Christos Gage, ocupante do 15º lugar, com 309 cópias vendidas.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 15 títulos. O Grupo Editorial Record aparece em segundo com 12 e a Sextante em terceiro, com dez.

[30/07/2021 10:50:00]
Leia também
Livros com o esporte como contexto sobem no ranking de vendas do varejo brasileiro, encaixados no subgênero "sports romance", que desde 2024 vem se consolidando nos principais mercados de Young Adult do mundo
'Rivalidade ardente' (Alt), da escritora canadense Rachel Reid, confirma tendência positiva para obras de ficção de esporte
Títulos de Kafka e Machado de Assis ajudam a colocar a Ciranda Cultural entre os grupos editoriais mais títulos na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos