Publicidade
Pesquisa aponta ‘crescimento maciço’ do consumo de e-books e audiolivros
PublishNews+, Leonardo Neto, 25/06/2021
‘Digital Consumer Book Barometer’, realizado pela Bookwire e pelo consultor Rüdiger Wischenbart analisou as vendas de conteúdos editoriais nos formatos digitais nos países de língua alemã, Itália, Canadá, México, Espanha e Brasil

Em novembro de 2020, o consultor austríaco Rüdiger Wischenbart e a Bookwire tornaram públicos os resultados do Digital Consumer Book Barometer, estudo que mediu o impacto da pandemia no comportamento do leitor digital brasileiro. À época, Rüdiger concluiu: "Vimos que no Brasil a crise serviu de catalisador na aceleração de uma tendência já existente em direção à transformação digital. O mercado editorial digital no Brasil foi impactado de forma relevante pela pandemia da Covid-19”.

Agora, Rüdiger ampliou e atualizou o estudo a pedido da Bookwire. A primeira parte (serão duas) acaba de ser divulgada e é dedicada a analisar os países de língua alemã, Itália, Canadá, México e Espanha, além do Brasil. Com o estudo, Rüdiger e a Bookwire querem mostrar como as estratégias de preços e a expansão de modelos de negócios impactaram o crescimento do consumo de conteúdos editoriais no formato digital.

A primeira conclusão apontada pelo consultor é que o fechamento das livrarias no início da pandemia e massificação do home office resultaram em um “crescimento maciço” do consumo digital de todos os tipos de livros e em todos os territórios analisados. A segunda conclusão é que as políticas de precificação adaptada impactaram na criação de novos grupos de consumidores tanto de e-books quanto de audiolivros. O estudo conclui ainda que houve aumento significativo do consumo de conteúdos digitais mediadas por plataformas de assinatura e de bibliotecas digitais.

O artigo completo com outros detalhes do relatório está publicado no PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN. Para acessá-lo, clique aqui. Caso você ainda não seja assinante do PN+, poderá ler o artigo gratuitamente, mas antes precisa fazer um cadastro rápido clicando aqui. Além de artigos, o PN+ entrega aos seus assinantes uma série de serviços exclusivos, como o Radar de Licitações, que apresenta dois editais de compra de livros ou de serviços editoriais toda semana; o Próximo Capítulo, que apresenta os livros que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias; o Apanhadão Diário, que reúne as principais notícias sobre o mercado de livros e entrega aos assinantes via e-mail todos os dias pela manhã, e o Painel Analítico da Lista dos Mais Vendidos, que oferece uma série de insights para editores e livreiros. Para assinar o PN+, clique aqui.

[25/06/2021 10:20:00]
Matérias relacionadas
Feira do Livro registra momento de mudança no entendimento sobre o uso de inteligência artificial na produção de audiolivros
Pessoa será responsável por integrações técnicas com novos parceiros e manutenção das integrações já existentes e pela parte técnica do serviço de e-commerce de livro digital
Segunda parte da história de amor LGBT 'No espaço entre nós' está disponível na Audible
Leia também
Feira do Livro registra momento de mudança no entendimento sobre o uso de inteligência artificial na produção de audiolivros
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias
Nomes como Chantal Restivo-Alessi, Núria Cabutí e Perminder Mann abordaram os principais temas da indústria no evento