Pesquisa aponta ‘crescimento maciço’ do consumo de e-books e audiolivros
PublishNews+, Leonardo Neto, 25/06/2021
‘Digital Consumer Book Barometer’, realizado pela Bookwire e pelo consultor Rüdiger Wischenbart analisou as vendas de conteúdos editoriais nos formatos digitais nos países de língua alemã, Itália, Canadá, México, Espanha e Brasil

Em novembro de 2020, o consultor austríaco Rüdiger Wischenbart e a Bookwire tornaram públicos os resultados do Digital Consumer Book Barometer, estudo que mediu o impacto da pandemia no comportamento do leitor digital brasileiro. À época, Rüdiger concluiu: "Vimos que no Brasil a crise serviu de catalisador na aceleração de uma tendência já existente em direção à transformação digital. O mercado editorial digital no Brasil foi impactado de forma relevante pela pandemia da Covid-19”.

Agora, Rüdiger ampliou e atualizou o estudo a pedido da Bookwire. A primeira parte (serão duas) acaba de ser divulgada e é dedicada a analisar os países de língua alemã, Itália, Canadá, México e Espanha, além do Brasil. Com o estudo, Rüdiger e a Bookwire querem mostrar como as estratégias de preços e a expansão de modelos de negócios impactaram o crescimento do consumo de conteúdos editoriais no formato digital.

A primeira conclusão apontada pelo consultor é que o fechamento das livrarias no início da pandemia e massificação do home office resultaram em um “crescimento maciço” do consumo digital de todos os tipos de livros e em todos os territórios analisados. A segunda conclusão é que as políticas de precificação adaptada impactaram na criação de novos grupos de consumidores tanto de e-books quanto de audiolivros. O estudo conclui ainda que houve aumento significativo do consumo de conteúdos digitais mediadas por plataformas de assinatura e de bibliotecas digitais.

O artigo completo com outros detalhes do relatório está publicado no PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN. Para acessá-lo, clique aqui. Caso você ainda não seja assinante do PN+, poderá ler o artigo gratuitamente, mas antes precisa fazer um cadastro rápido clicando aqui. Além de artigos, o PN+ entrega aos seus assinantes uma série de serviços exclusivos, como o Radar de Licitações, que apresenta dois editais de compra de livros ou de serviços editoriais toda semana; o Próximo Capítulo, que apresenta os livros que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias; o Apanhadão Diário, que reúne as principais notícias sobre o mercado de livros e entrega aos assinantes via e-mail todos os dias pela manhã, e o Painel Analítico da Lista dos Mais Vendidos, que oferece uma série de insights para editores e livreiros. Para assinar o PN+, clique aqui.

[25/06/2021 10:20:00]