Com a nossa economia indo para o buraco; o real se desvalorizando absurdamente frente a outras moedas – ok, magicamente, de terça para cá o dólar magicamente caiu um pouquinho – e sem uma previsão de que as coisas melhorem, as livrarias digitais de e-books e audiolivros têm sofrido muito. Isso porque, os livros internacionais, que em muitas livrarias digitais chegavam a 30% das vendas, ficaram absurdamente caros, o olho da cara. Acontece assim porque a maioria das livrarias faz a conversão automática da moeda original para o real.
Existe um movimento em que editoras internacionais têm colocado em seus metadados uma tabela de preços específica para Brasil, para evitar que um audiobook chegue aqui custando mais de R$ 300, por exemplo. Então, baseada nessa iniciativa eu digo: façam a mesma coisa, só que ao contrário.
Eu explico: nos metadados de subida de livros nas livrarias digitais existe o campo preço, separado por moeda. Geralmente preenchemos o valor em reais e as livrarias fazem a conversão para as outras moedas automaticamente com câmbio flutuante quase que diário. O que eu sugiro é que vocês, editores, coloquem, além do preço em R$, os preços em dólar e euro, baseado nos preços do mercado internacional.
Façam um levantamento de preços por categoria em lojas gringas para descobrir um preço justo em dólar e euro. E voilà! Vocês receberão muito mais vendendo seus livros fora do país. E leve em consideração que a quantidade de brasileiros que moram fora tende a aumentar... pelo menos se continuarmos com o mesmo cenário político nos próximos sete anos.
Se você não tem ainda direitos para venda global ou possui um contrato de edição preso a um preço de capa... não sei nem o que dizer.
E se me permitem dar mais uma sugestão: não centralize o market share de vocês. Distribuam para onde for possível. Diversifique como você deveria fazer com suas economias (se é que estão conseguindo fazer alguma). Nunca cansarei de repetir isso.
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.