Publicidade
Conteúdos digitais: a grande novidade do PNLD 2023
PublishNews, Talita Facchini, 08/03/2021
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital

Um dos grandes catalisadores do mercado de livros educacionais são as compras governamentais, mais especificamente o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo.

O edital do PNLD 2023 já está no ar e causou surpresa ao deixar de exigir itens de observância a princípios éticos e democráticos. Mas uma das principais novidades relacionados a esse edital era uma bola contada e bastante esperada por editores: pela primeira vez o FNDE comprará livros digitais para os alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil.

Para falar sobre o impacto dessa decisão na indústria do livro, o Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, tecnologia educacional e inovação, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, empresa especializada em soluções tecnológicas no mercado editorial.

Na visão de Gabriela, as mudanças nesse novo edital podem ser vistas como uma nova virada depois de anos de editais pedindo poucas alterações. “Escrevi uma coluna para o PublishNews em 2012 que se chamava O ano da virada e é engraçado como estamos em fevereiro de 2021 e esse título poderia servir da mesma maneira”, brincou.

Já Paulo elogiou a decisão do MEC de trazer mais mudanças para o edital, que no decorrer dos anos, vinha apresentando mais inovações na questão de acessibilidade e digitalização. Ele falou também sobre a adoção do HTML5 como formato padrão para os livros. “Eu encaro isso como olhar direito para o futuro”, declarou.

No bate-papo, além do impacto, eles falaram sobre os desafios, as dificuldades e os caminhos a serem trilhados no PNLD 2023.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

O ar que me falta (Companhia das Letras), de Luiz Schwarcz
Colunas da Gabriela Dias
Cartas para um astrofísico (Planeta), Neil deGrasse Tysson
Tiktok - Neil deGrasse Tysson
Tiktok Maju Alves
This is us
Wonder women (Primavera Editorial), de Sam Maggs
Canal sobre AirFryer e Maquina de pão - Mauricio Rodrigues https://www.youtube.com/c/maur%C3%ADciorodrigues/featured?pbjreload=102
Folklore (Spotify), Taylor Swift
Folklore (Disney+), Taylor Swift

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[08/03/2021 10:00:00]
Leia também
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Outras colunas
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa alguns fatos da área do livro e leitura ocorridos em 2025
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila