Publicidade
British Book Awards celebra pequenas editoras e livrarias independentes
PublishNews, Talita Facchini, 19/02/2021
Prêmio realizado pelo The Bookseller anunciou os semifinalistas das duas categorias que conseguiram superar a pandemia em 2020. Cerimônia on-line está marcada para o dia 13/05.

O British Book Awards, prêmio realizado pelo The Bookseller que reconhece as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda, anunciou esta semana alguns dos semifinalistas da sua edição de 2021. As duas primeiras áreas a ganharem destaque foram as pequenas editoras e as livrarias independentes.

A categoria Pequena Editora do Ano selecionou 44 editoras, listadas em oito regiões e países diferentes. Muitas delas conseguiram expandir seus negócios em 2020, apesar das restrições do coronavírus que forçou o fechamento das livrarias e o cancelamento de eventos com autores - ambos canais vitais para leitores de editoras menores. Philip Jones, editor do The Bookseller e presidente do júri, destacou que os selecionados evidenciam a força, a amplitude e a durabilidade da publicação em pequenas editoras e que elas ajudaram a evitar o fechamento das livrarias. “A lista mostra como esses negócios são direcionados e ágeis, mas também como eles recebem o suporte de leitores, livreiros e seus autores e ilustradores”, disse.

Já a categoria Livraria Independente do Ano selecionou 48 livrarias regionais e nacionais que conseguiram passar por 2020. A lista, que pode ser conferida clicando aqui, abrange desde livrarias centenárias - como a Sam Read - até lojas que abriram pouco antes da pandemia.

Os vencedores regionais serão conhecidos no dia 17 de março e o vencedor geral será revelado na cerimônia on-line do British Book Awards, marcada para o dia 13 de maio.

Este ano, o prêmio incluiu ainda duas novas categorias: Book of the Year - Pageturner e Designer of the Year. Para conferir a lista completa das categorias, clique aqui.

[19/02/2021 08:00:00]
Matérias relacionadas
Prêmio que reconhece as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda anunciou seus finalistas e as nove livrarias independentes regionais vencedoras; cerimônia de premiação será em 12 de maio
Cerimônia do principal prêmio da indústria editorial no Reino Unido ocorreu no início da semana e obras já publicadas no Brasil, como o quebra-cabeça literário de G. T Karber, estão entre os vencedores
Editora venceu a categoria principal pela segunda vez consecutiva; escritor foi celebrado pela sua luta pela liberdade de expressão e de publicação
Leia também
Com o romance inédito ‘Malhada das Graúnas’, escritora e médica já venceu Prêmio Maria Carolina de Jesus
Homenagem é organizada pela UBE; premiação será realizada no dia 28 de novembro
Para se candidatar, é necessário ser de origem portuguesa e residir naquele país, além de ter pelo menos uma obra publicada no Brasil