Chapa encabeçada por duas mulheres comandará a IPA
PublishNews, Leonardo Neto, 23/11/2020
Bodour Al Qasimi e a brasileira Karine Pansa comandarão a entidade internacional cuja missão é defender os interesses mundiais da indústria do livro

Bodour Al Qasimi e a brasileira Karine Pansa foram eleitas para comandar a entidade cuja principal bandeira é a liberdade de publicação
Bodour Al Qasimi e a brasileira Karine Pansa foram eleitas para comandar a entidade cuja principal bandeira é a liberdade de publicação
A International Publishers Association (IPA) foi fundada em 1896 com o propósito de garantir que todos os países do mundo mostrassem respeito pelos direitos autorais e pela Convenção de Berna que deu norte às questões de direitos de autor no mundo. Os seus objetivos evoluíram e hoje a entidade é uma das principais a levantar a bandeira da liberdade de publicação e de expressão e ainda realização ações de promoção da alfabetização e da leitura, mantendo relações consultivas com as Nações Unidas.

Nesses 124 anos, a IPA foi conduzida por uma mulher uma única vez: entre 2004 e 2008, quando a argentina Ana Maria Cabanellas presidiu a agremiação que hoje reúne 86 organizações de 71 países dos cinco continentes.

Agora, pela segunda vez na história, a IPA será presidida por uma mulher. É que os membros da entidade acabam de eleger Bodour Al Qasimi (Grupo Kalimat, Emirados Árabes Unidos) para o cargo de presidente. Mas mais do que isso, a vice-presidência também será ocupada por uma mulher, a brasileira Karine Pansa (Girassol Brasil).

Bodour, que sucede o mexicano Hugo Setzer, já era vice-presidente da entidade e Karine ocupava uma cadeira no Comitê Executivo. “Como segunda mulher a assumir a função [de presidenta da IPA] em 124 anos, digo que isso representa um avanço importante em nossos esforços para promover a diversidade e a inclusão”, disse a presidenta eleita. “Liderar pelo exemplo coloca a IPA em uma posição ainda mais firme para defender uma indústria editorial diversificada. Pretendo trabalhar em estreita colaboração com todos os membros; fazer uma transição tranquila para um mundo pós-covid e colocar nossa indústria tão essencial em um caminho novo e brilhante”, completou.

Karine também se manifestou dizendo que se sente honrada em fazer parte da direção da IPA. “Estou ansiosa para trabalhar com Bodour e superar os muitos desafios criados por este ano difícil, mas também entender que se trata de uma oportunidade para remodelar nossa indústria para o futuro”, comentou.

As eleições da IPA serviram também para recompor os seus comitês. Para o comitê executivo, foram eleitos Kathy Bail (Austrália, reeleita), Pranav Gupta (Índia), Roberto Banchik (México), Pedro Sobral (Portugal) e Kenan Kocatürk (Turquia). O novo comitê de liberdade de publicação é composto por Sherif Bakr (Egito, reeleito), Gvantsa Jobava (Geórgia), Filiz Kocaboğa (Turquia, reeleito), Matt Barblan (EUA) e Myung-Hwan Kim (Coreia do Sul, reeleito). Maria Pallante (EUA) e Anna Baijars (Finlândia) foram reeleitas para o comitê de associados.

Clique aqui para assistir ao discurso de Bodour Al Qasimi.

[23/11/2020 10:30:00]