Publicidade
Os detalhes da Bienal Virtual de SP
PublishNews, Talita Facchini, 09/11/2020
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela programação cultural da primeira edição virtual de um dos maiores eventos literários do país

Já é tradição: nos anos pares sempre têm Bienal do Livro em São Paulo. Consagrado como um dos maiores eventos do mercado do livro, em 2018, a Bienal de SP recebeu mais de 600 mil pessoas e muitas editoras saíram com um saldo positivo. Este ano, no entanto, por conta da pandemia, a edição presencial foi suspensa.

Para contornar – em partes – a situação, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do evento, criou a primeira edição da Bienal Virtual de São Paulo, marcada para acontecer de 7 a 13 de dezembro. A plataforma que abrigará o evento foi lançada no último dia 30, mas a programação ainda segue sendo planejada.

Para coordenar a programação cultural de um dos espaços do evento, a Arena Virtual – que reúne autores para bate-papos sobre os mais variados temas –, a CBL chamou Diana Passy, criadora do Flipop e Jovem Talento de 2018. Ela é a convidada do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa com a nossa equipe falou sobre os desafios de montar um evento do tamanho e importância da Bienal. “O principal desafio é justamente descobrir como traduzir a experiência da Bienal presencial, que todos nós conhecemos, para esse espaço virtual”, explicou. “Quem estiver assistindo às palestras vai poder ter acesso aos autores para mandar suas dúvidas e seus recados, isso não vai se perder”, garantiu.

Mesmo assim, Diana pontuou o desafio de “convencer” os leitores a entrarem no ambiente virtual da feira e interagirem com a programação, algo que aconteceria de forma muito mais orgânica caso o evento fosse presencial. “Pode parecer um detalhe, mas que acaba fazendo diferença em como você pensa essa programação”, lembrou Diana que teve no meio do ano uma experiência parecida com a edição virtual do Flipop, que conseguiu que mais de 40 mil pessoas assistissem ao evento.

A expectativa da Bienal é um pouco maior: o evento espera que um milhão de pessoas acessem a plataforma e participem da programação que focará na questão da representatividade. Diana contou também que conseguir conciliar a diversidade de temas e também dar visibilidade para as editoras que participarão da Bienal tem sido desafiador. “São mais de 100 expositores que já confirmaram na Bienal Virtual e como a Arena Virtual seria esse palco principal eu tenho que abarcar uma programação que inclua temas muito diferentes, porque é, de fato, para todos os tipos de leitores”, explicou.

As editoras interessadas em indicar seus autores para a programação podem enviar sugestões ainda esta semana para o e-mail paloma@checklisteventos.com.br.

Na nossa conversa, Maju Alves, responsável pelos projetos do PublishNews também deu as primeiras informações sobre a programação do InterLivro, evento para os profissionais do mercado, que será organizado pelo PN.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Não é sopa, Nina Horta (Companhia das Letras)
Vermelho branco e sangue azul - Casey McQuiston (Companhia das Letras) - Participação da autora na FLIPOP
Bingo da literatura negra - @afroliteraria
Cidades afundam em dias normais - Aline Valek (Rocco)
O avesso da pele - Jeferson Tenório (Companhia das Letras)
Sessão de terapia - Globo Play
Explicando: o poder do voto - Netflix
QAnon - Teoria


Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[09/11/2020 11:00:00]
Leia também
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
Outras colunas
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais