Apanhadão: Lendária Shakespeare and Company​ pede ajuda aos leitores para sobreviver
PublishNews, Redação, 09/11/2020
E mais: Hedra terá novo endereço; Ediouro prepara novo selo; e os livros sobre as eleições americanas nas livrarias brasileiras

A Shakespeare and Company, lendária livraria de Paris, pediu ajuda para os leitores depois que as perdas ocasionadas pelo lockdown na capital francesa, na primavera, ameaçam o seu futuro. Segundo repercutiu o Estadão, a livraria especializada em obras em língua inglesa mandou um e-mail para seus clientes na semana passada informando que estava enfrentando “tempos difíceis” e pedindo que eles comprassem livros. Desde que mandou o apelo, Sylvia Whitman, a filha do proprietário George Whitman, diz ter recebido muitas mensagens e pedidos. Em uma semana, ela recebeu cinco mil pedidos de livros. Além disso, muitos moradores de Paris entraram em contato para fazer doações e para compartilhar memórias com relação à livraria.

A coluna da Babel adiantou que a Hedra e a livraria Casa Plana terão um novo endereço. No início da pandemia, a editora fechou as portas da casa que ocupava na Fradique Coutinho e não reabriu mais. Agora, Jorge Sallum, publisher da editora, decidiu trocar a Vila Madalena pela Barra Funda e finaliza as obras para instalar sua livraria no Por Um Punhado de Dólares, café localizado na Rua dos Pirineus. Ela terá 170 m² e vai abrigar os livros das editoras do grupo. A editora passa a funcionar numa sala ali perto.

No Painel das Letras, destaque para os livros sobre as eleições nos EUA que chegam às prateleiras das livrarias brasileiras. A Todavia fez uma força-tarefa para lançar a versão digital de Raiva antes das eleições. O livro-reportagem de Bob Woodward revela que Donald Trump sabia da gravidade do coronavírus muito antes do que admitia. A versão impressa chega só em janeiro. Além disso, daqui duas semanas chega às livrarias Uma terra prometida, o primeiro volume da autobiografia de Barack Obama. A Companhia das Letras lança a obra em simultâneo aos EUA, com tiragem de 30 mil exemplares, a máxima praticada hoje pelo maior grupo editorial do Brasil.

Já a Intrínseca lançou no começo do mês Promessa de pai, livro em que Joe Biden relata um drama familiar – com a descoberta da doença do filho mais velho – e os bastidores do seu último ano como vice-presidente no governo Barack Obama. Outras apostas da editora são Estas verdades, da historiadora Jull Lepore e A caminho da guerra, de Graham Allison.

A coluna adiantou também que a Ediouro lança em março do ano que vem um novo selo editorial. Especializado em thrillers e fantasias internacionais, o selo Trama já adquiriu mais de 20 títulos para seu catálogo.

O Grupo Editorial Record comunicou na última sexta (06) que “em comum acordo om o autor”, acertou a rescisão dos contratos com Rodrigo Constantino após as declarações do mesmo a respeito do caso de Mariana Ferrer.

Faleceu na última sexta (06), o poeta, editor e tradutor naturalizado mexicano Sandro Cohen, vítima da covid-19, aos 67 anos. Segundo o Estadão, O escritor de origem norte-americana estava internado desde outubro e seus familiares haviam iniciado uma campanha pare arrecadar fundos para os cuidados intensivos no hospital. Cohen era autor de diversos livros mas seu título mais conhecido foi Redacción sin Dolor (Redação sem Dor) sobre técnicas para escrever melhor.

Tags: Apanhadão
[09/11/2020 10:00:00]