Publicidade
Apanhadão: HarperCollins vai lançar selo infantil em parceria com o Leiturinha
PublishNews, Redação, 27/07/2020
E mais: No Reino Unido, escritor compra exemplares do próprio livro para entrar em lista de mais vendidos; educadores fundam Associação de Educação Híbrida e o prelo das editoras

Na coluna Direto da Fonte, Sonia Racy adiantou que a HarperCollins irá lançar no Brasil o selo HarperKids, em uma parceria com a Leiturinha. O lançamento oficial do selo será em agosto e terá curadoria da Leiturinha a partir do catálogo internacional da HaperCollins.

O escritor britânico Mark Dawson comprou 400 cópias do próprio livro para entrar na lista de mais vendidos do jornal Sunday Times. Segundo o Estadão, após um gasto de £ 3.600, ou R$ 23,9 mil, e uma divulgação para que leitores interessados recomprassem os exemplares dele mesmo, a obra The cleaner subiu da 13ª para a oitava posição no ranking de ficção. Depois de críticas de outros autores, a Nielsen revisou a contagem e se posicionou afirmando que as vendas do livro de Dawson não cumpriam os critérios necessários para integrar o ranking.

Na Folha, a colunista Mônica Bergamo informou que um grupo de cerca de 50 educadores fundou a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi), que pretende contribuir para o desenvolvimento de metodologia que combina as modalidades de ensino presencial e a distância. A iniciativa é presidida pela educadora Maria Inês Fini.

Na coluna Painel das Letras, o destaque foi para a Zahar, que está trabalhando na recuperação da obra de Lélia Gonzalez, uma das principais intelectuais negras brasileiras. Em setembro sairá Por um feminismo afro-latino-americano, uma coletânea que compreende quase a totalidade da produção da pensadora mineira. No prelo das editoras, a Rua do Sabão prepara para outubro o livro A filha de outubro, de Linda Bostrom Knausgard e a Todavia irá aumentar a sua Coleção 2020 – Ensaios sobre a pandemia com livros da bióloga Natalia Pasternak e da pesquisadora Jaqueline Goes.

Ainda no prelo das editoras, a Coluna da Babel adiantou que a Todavia lançará também, em 2021, a obra Uma breve história do racismo no Brasil, de Ynaê Lopes dos Santos. A Glac lança em agosto Black Brecht – E se Brecht fosse negro?, de Dione Carlos, uma dramaturgia da peça que recria O julgamento de Luculus. E o escritor Miguel Sanches Neto chega ao catálogo da Ateliê Editorial.

A apresentadora Xuxa também irá lançar um livro. Ainda sem data de lançamento, a obra que deverá sair pelo selo da Editora Globo irá abordar conteúdo LGBT contando a história de Maia, uma "menina arco-íris", que tem duas mães.

Para comemorar o Dia do Escritor (25 de julho), o Estadão fez uma seleção com 10 escritores brasileiros fundamentais. Na lista estão nomes como Carolina Maria de Jesus, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst.

A prefeitura de São Paulo decidiu que as atividades culturais, como cinemas, teatros e museus, fechados devido à pandemia de coronavírus, só poderão voltar na cidade quando for atingida a fase verde do plano de reabertura. A liberação será anunciada pelo governador João Doria nesta segunda (27), mas segundo O Globo, mesmo com o aval estadual, os locais só podem ser reabertos se cada prefeitura acatar a autorização. Na sexta, o prefeito Bruno Covas disse que a capital terá de esperar mais tempo, até a fase verde, por recomendação da vigilância sanitária do município. André Sturm, dono do cinema Petra Belas Artes, manifestou sua preocupação com a decisão. “Sem uma previsão de abertura em agosto, talvez a gente tenha que começar a dispensar funcionários”, disse ao jornal. Ainda sobre este assunto, as sete instituições que formam a Paulista Cultural – MASP, IMS Paulista, Itaú Cultural, Sesc Avenida Paulista, Japan House, Casa das Rosas e Centro Cultural Fiesp – têm se encontrado com regularidade para desenhar um retorno articulado e com protocolos comuns, informa Sonia Racy em nota no jornal Estadão.

O podcast Histórias da Vovó, da jornalista e colunista do PublishNews Ivani Cardoso, é apresentado em matéria do jornal Estadão. Disponível no Spotify, o projeto foi criado a partir dos áudios que a jornalista mandava semanalmente para as netas para amenizar a distância.

Tags: Apanhadão
[27/07/2020 08:00:00]
Matérias relacionadas
A crítica do jornal 'O Globo'​ sobre o desfile da Unidos da Tijuca considerou o enredo como o ponto alto da escola
Veja também: Neil Gaiman, clubes de leitura, escritores citados nos arquivos de Epstein
Veja também: Artigo do The New York Times sobre a queda de influência de 'Harry Potter' entre a geração Z e a alta de Adélia Prado do hospital
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano