Publicidade
Plataforma espanhola que une ambiente de aprendizagem a conteúdos editoriais chega ao Brasil
PublishNews, Redação, 20/07/2020
Gabriel Meirelles, country manager da BlinkLearning, é o entrevistado do Podcast desta semana. Na conversa, ele fala sobre os planos da empresa espanhola para o Brasil.

Em janeiro passado, aportou aqui no Brasil a BlinkLearning, plataforma espanhola que une soluções tecnológicas para a educação, oferecendo a editoras a possibilidade de produção, adaptação e distribuição de seus conteúdos digitais. Nesta semana, Gabriel Meirelles, country manager da BlinkLearning no Brasil, participou do Podcast do PublishNews para revelar os planos da empresa no País.

Já em plena operação na Espanha e em países da América Latina, a BlinkLearning conta com o suporte de cerca de 100 editoras – entre elas grandes conglomerados editoriais internacionais como Macmillan, Pearson, Santillana, SM e Oxford University Press – e agora quer angariar nomes nacionais para compor o seu catálogo.

Atualmente, no mundo, a BlinkLearning está presente em 11 mil escolas, atendendo a mais de 1,5 milhão de alunos que têm acesso a 25 mil títulos em 13 idiomas. No Brasil, a plataforma já é utilizada por escolas de idiomas ou bilíngues, mas, com o crescimento do catálogo em português do Brasil, a ideia é que escolas regulares também passem a usar a solução.

Para as editoras, a BlinkLearning oferece a digitalização dos conteúdos, podendo acrescentar a eles exercícios e atividades interativas, além de colocar os títulos à venda na sua loja on-line.

Uma vez na plataforma, os conteúdos passam a fazer parte de ambientes de aprendizagem (LMS – Learning Management System), através dos quais os professores podem acompanhar o desempenho dos alunos e se comunicar com eles. “Um diferencial importante da BlinkLearning é que ela não é só uma LMS e também não é uma biblioteca onde os livros estão dispostos para serem escolhidos. Ela é uma LMS que traz pra dentro do seu ambiente os materiais digitais das editoras”, comenta Gabriel. “A multieditorialidade é um diferencial bastante interessante no sentido de poder unir numa mesma plataforma soluções que muitas vezes são encontrados no mercado em maneiras diferentes”, completa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Airbnb
Por dentro da aviação
Netflix - Mystify
Spotify - Hamilton
Companhia das Letras - 50 contos de Machado de Assis
História do Brasil Como Você Nunca Viu
Paulo Rezzutti

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[20/07/2020 10:20:00]
Leia também
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Outras colunas
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa alguns fatos da área do livro e leitura ocorridos em 2025
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila