Publicidade
Apanhadão: Pastor e professor Milton Ribeiro é nomeado para comandar o MEC
PublishNews, Redação, 13/07/2020
E mais: Governo federal dá parecer positivo para extinção da Fundação Casa de Rui Barbosa; Barnes & Noble reforma suas lojas; Marcos da Veiga Pereira fala sobre o mercado editorial

O presidente nomeou na última sexta (10) o pastor e professor universitário Milton Ribeiro para comandar o Ministério da Educação (MEC). O quarto nome a assumir o comando do MEC em pouco mais de um ano, Ribeiro foi vice-reitor da Universidade Mackenzie, em São Paulo, no início dos anos 2000 e é pastor da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração de Santos, litoral de São Paulo. "Precisamos de todos: da classe política, academia, estudantes, suas famílias e da sociedade em geral. Esse ideal deve nos unir", escreveu o novo ministro após ter sido oficializado no cargo.

Dois meses depois do Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial da Cultura elaborarem proposta que pretende extinguir a Fundação Casa de Rui Barbosa, a jornalista Mônica Bergamo apurou que o governo federal deu parecer positivo para a ideia. No projeto, a Fundação se transformaria em Museu Casa de Rui Barbosa e passaria a integrar a estrutura do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni enviou aos parlamentares uma nota técnica do Ibram concluindo que “não haveria impeditivo em ser levado a cabo a proposta”.

A livraria Barnes & Noble aproveitou a quarentena para reformar suas lojas nos EUA. Segundo a Folha, a rede reformou mais de 350 de suas 614 unidades no país. A ação faz parte de um plano da varejista que pretendia fazer um rodízio de obras entre as lojas, ao longo de dois anos, segundo o New York Times.

O portal Metro Jornal trouxe uma entrevista com Marcos da Veiga Pereira, que falou sobre o impacto da pandemia no mercado editorial. “A pandemia foi, num primeiro momento, devastadora. Para você ter uma ideia, em março, o mercado cai 4,5%. Em abril, o mercado cai perto de 48% – é o pior momento. Ele recupera em maio um pouco, cai 33%. E aí tem esse super crescimento de junho [32%], que foi muito surpreendente, animador”. Marcos falou ainda sobre as ações realizadas pelas editoras e sobre o comércio on-line.

No Painel das Letras, destaque para o próximo livro da Folhas da Relva. A editora irá publicar a história de Ruth Andreas-Friedrich, uma jornalista alemã que de dia trabalhava para a imprensa oficial nazista e de noite abrigava judeus em seu apartamento, salvando-os da morte. A obra escrita por Luciana Rangel deve ser publicada no fim do ano. A Biblioteca Azul também prepara uma coletânea inédita de Sylvia Plath, Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos, que reúne contos, ensaios e trechos de diários e a Autêntica lançará em breve uma nova tradução de As ondas, de Virginia Woolf.

Na coluna da Babel, a notícia de que a escritora e ilustradora Silvana Rando, é autora exclusiva do grupo Brinque-Book a partir de agora. Rando é a criadora do elefante Gildo, que este ano completa 10 anos. Para este ano, a Brinque-Book prepara O incrível livro do Gildo e Socorro em: Uma vida nada fácil.

N’O Globo, Ancelmo Gois adiantou que a Topbooks irá publicar O mal sobre a Terra. O livro de Mary del Priore conta a destruição feita pelo terremoto de Lisboa, em 1755. A obra também será publicado em Portugal pela Objectiva-Random House, em outubro. Também negociado pela VB&M, outro livro de Del Priore, Dona Maria I, biografia da rainha, mãe de Dom João VI, será publicado aqui pela Somos e sai, este mês, em Lisboa, pela LeYa.

Tags: Apanhadão
[13/07/2020 09:00:00]
Matérias relacionadas
A crítica do jornal 'O Globo'​ sobre o desfile da Unidos da Tijuca considerou o enredo como o ponto alto da escola
Veja também: Neil Gaiman, clubes de leitura, escritores citados nos arquivos de Epstein
Veja também: Artigo do The New York Times sobre a queda de influência de 'Harry Potter' entre a geração Z e a alta de Adélia Prado do hospital
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano