Designer de livros, apresentador de podcasts, videomaker, consultor... Fabio Uehara é um em muitos. O homem que cresceu tímido, que gostava de escrever e não de falar, é hoje a voz por trás de alguns podcasts que talvez você ouça no seu dia a dia, dentre eles o do PublishNews. Em sua conversa com André Argolo no PublishNews Entrevista desta semana – o último gravado no estúdio antes do início da crise do coronavírus – ele contou sua trajetória, suas realizações e lembrou passagens importantes de sua vida.
A vontade de se comunicar levou Fabio a descobrir a produção editorial e entrar para o mercado de livros. Fez faculdade de produção editorial, se encantou pelo design, trabalhou no varejo vendendo CDs e produtos importados e foi assim que começou a se comunicar melhor com as pessoas. “Esse trabalho foi o meu primeiro contato com o público, então comecei a entender a relação das pessoas em consumir produtos”, contou.
O seu caminho se encontrou com o dos livros quando surgiu uma vaga para trabalhar na Bienal do Livro para a Companhia das Letras. A partir daí, começou também sua história com a editora, lugar onde trabalhou por 15 anos. “Foi uma escola de tudo”, analisou. “Foi interessante que trabalhei com gente espetacular, que me ensinou quase tudo o que sei até hoje”, disse dando detalhes de toda a sua trajetória na editora.
Além de ter atuado no departamento de negócios digitais da Companhia, Fabio também esteve por trás da Rádio Companhia, podcast da editora que possivelmente foi um dos primeiros do mercado editorial brasileiro. Ele falou sobre os bastidores do projeto, que deu início também, à sua “carreira” como apresentador. "É muito dar a cara a bater. A vantagem do podcast é que você não aparece na frente da câmera, e depois, tinha poucas pessoas que faziam [...] então falei, 'vamos fazer'", contou.
“Todas as coisas no final, vendo em perspectiva, desde o fato de eu gostar de fotografar, até aquele moleque que gostava de fazer redação e fazer desenho de logo no colegial, e trabalhar no comercio, no varejo, vendendo produto cultural, depois conhecendo os bastidores da editora e tendo esse interesse, acho que tudo isso me tornou essa pessoa multimídia”, analisou.
Na conversa, Fabio falou ainda sobre seu trabalho como consultor de negócio, sobre o seu prazer em fazer o que faz, deu sua opinião sobre as inovações e mudanças no mercado editorial, falou sobre sua infância, sua relação com os livros e sobre seus valores.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.
Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, a entrevista com Fábio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?