
De 2017 para cá muita coisa mudou. Despontaram os audiolivros, por exemplo, e editoras começaram a dar mais atenção ao digital. A dicotomia livro físico versus livro digital ficou no passado e os dois formatos coexistem em paz e harmonia. Para falar mais sobre as vendas dos livros digitais para indústria editorial brasileira, o Podcast do PublishNews chamou Marcelo Gioia, country manager da Bookwire, agregadora digital alemã.
Na conversa dessa semana, Gioia falou novas visões sobre os livros digitais e audiolivros, sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos leitores, a importância dos metadados e sobre o papel da Bookwire no processo de produção de um e-book. “Ajudamos a editora no processo todo de serviço, vem ajudando desde a conversão, do que se entende de pdf pra ePUB”, explicou, adiantando que "o digital vai muito bem".
Desde o final de 2014, quando aportou no Brasil, a Bookwire teve um crescimento acima do esperado e fez importantes movimentos no mercado nacional. Um deles foi a compra da DLD em 2017. “Foi muito significativo, a gente se reposicionou e consolidou a Bookwire como principal distribuidora de conteúdo digital pro mercado editorial brasileiro”, contou Gioia, explicando que desde que chegou no Brasil, a empresa não tem um mês pior do que o anterior. “Todo mês é um resultado melhor em termos de mais editoras, mais catálogo, mais resultado financeiro, mais faturamento”, disse.
Gioia também falou sobre números. Em termos internacionais, a Bookwire entrega para 1.072 lojas de consumo de e-book e cerca de 29 canais de audiolivros. No Brasil, são 467 contratos de editoras, sem contar os selos. “Em termos de unidades de e-books, a gente estima que 85% chega ao mercado via Bookwire”, explicou.
O country manager da empresa alemã fez ainda uma comparação entre crescimento dos e-books e audiolivros e fez previsões sobre o mercado digital para os próximos anos. "O audiobook é realmente a grande sensação. Via lente da Bookwire, a gente vê muita movimentação. Os números ainda não são significativos, mas se a gente comparar, de certa forma, com a curva inicial do e-book, lá atrás, em 2010, com a curva inicial do audiobook, comparando com o tamanho de catálogo, os números dos audiobooks são muito interessantes, talvez maiores do que os do e-book", disse.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.