Publicidade
Por trás do mercado digital no Brasil
PublishNews, Redação, 03/02/2020
Podcast do PublishNews dessa semana recebe Marcelo Gioia, country manager da Bookwire

Em 2017, a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Fipe, apontou que um terço das editoras brasileiras não investiam, naquela época, em livros digitais e que o faturamento apurado com a venda de e-books não passava de R$ 45 milhões, o que representava na época 1,09% do tamanho total do mercado. Os resultados vieram acompanhados de muita polêmica. Isso porque estimativas mais conservadoras do mercado falavam em um percentual pelo menos três vezes maior do que o apontado pelo censo.

De 2017 para cá muita coisa mudou. Despontaram os audiolivros, por exemplo, e editoras começaram a dar mais atenção ao digital. A dicotomia livro físico versus livro digital ficou no passado e os dois formatos coexistem em paz e harmonia. Para falar mais sobre as vendas dos livros digitais para indústria editorial brasileira, o Podcast do PublishNews chamou Marcelo Gioia, country manager da Bookwire, agregadora digital alemã.

Na conversa dessa semana, Gioia falou novas visões sobre os livros digitais e audiolivros, sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos leitores, a importância dos metadados e sobre o papel da Bookwire no processo de produção de um e-book. “Ajudamos a editora no processo todo de serviço, vem ajudando desde a conversão, do que se entende de pdf pra ePUB”, explicou, adiantando que "o digital vai muito bem".

Desde o final de 2014, quando aportou no Brasil, a Bookwire teve um crescimento acima do esperado e fez importantes movimentos no mercado nacional. Um deles foi a compra da DLD em 2017. “Foi muito significativo, a gente se reposicionou e consolidou a Bookwire como principal distribuidora de conteúdo digital pro mercado editorial brasileiro”, contou Gioia, explicando que desde que chegou no Brasil, a empresa não tem um mês pior do que o anterior. “Todo mês é um resultado melhor em termos de mais editoras, mais catálogo, mais resultado financeiro, mais faturamento”, disse.

Gioia também falou sobre números. Em termos internacionais, a Bookwire entrega para 1.072 lojas de consumo de e-book e cerca de 29 canais de audiolivros. No Brasil, são 467 contratos de editoras, sem contar os selos. “Em termos de unidades de e-books, a gente estima que 85% chega ao mercado via Bookwire”, explicou.

O country manager da empresa alemã fez ainda uma comparação entre crescimento dos e-books e audiolivros e fez previsões sobre o mercado digital para os próximos anos. "O audiobook é realmente a grande sensação. Via lente da Bookwire, a gente vê muita movimentação. Os números ainda não são significativos, mas se a gente comparar, de certa forma, com a curva inicial do e-book, lá atrás, em 2010, com a curva inicial do audiobook, comparando com o tamanho de catálogo, os números dos audiobooks são muito interessantes, talvez maiores do que os do e-book", disse.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[03/02/2020 10:00:00]
Leia também
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Outras colunas
Toda semana, uma nova tirinha
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso