Publicidade
GfK: Varejo vende menos livros, mas fatura mais em outubro
PublishNews, Redação, 02/12/2019
Na comparação com outubro de 2018, estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa apresentaram queda de 1,5% no número de exemplares vendidos, mas o faturamento cresceu 3,7%. Preço médio do livro subiu 5,3%.

Entre os dias 30 de setembro e 03 de novembro, livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pela GfK venderam 4 milhões de exemplares e faturaram R$ 160 milhões. Esses números indicam um fenômeno curioso: em comparação com igual período do ano passado, houve queda de 1,5% no número de exemplares vendidos, mas o faturamento cresceu 3,7%. Para alcançar esse resultado, houve uma queda nos descontos aplicados aos consumidores finais e consequente aumento de 5,3% no preço médio dos livros.

A GfK destaca que a queda nos descontos aplicados ao consumidor final interrompe a tendência de elevação observada desde o início do ano.

No acumulado do ano, há uma perda de 12,2% no volume e o faturamento apresenta queda de 9,2%. No entanto, há uma boa notícia aí (se é que dá para chamar isso de boa notícia): pela primeira vez, esse índice apresenta queda de menos de dois dígitos.

É bom lembrar que em outubro de 2018, o mercado varejista de livro vivia um pesadelo: a FNAC saia em definitivo do Brasil, a Cultura entrava com o pedido de recuperação judicial e a Saraiva seguia o mesmo caminho logo em seguida, em novembro.

Clique aqui para baixar a íntegra do estudo.

[02/12/2019 08:00:00]
Matérias relacionadas
Evento ouviu editores, livreiros e distribuidores, teve panoramas internacionais e buscou colocar em prática ações para mudar a realidade do mercado
Evento terá nomes como o presidente da instituição francesa France Livre, Nicolas Roche, e a senadora Teresa Leitão (PE)
Presidente da Bief, órgão ligado ao Ministério da Cultura da França, profissional traz ao Brasil a experiência da Lei Lang
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação