Publicidade
Djamila Ribeiro ganha prêmio na Holanda
PublishNews, Redação, 06/09/2019
Prince Claus Award busca pessoas, organizações e grupos que causam impactos sociais positivos em suas comunidades. Ela leva 100 mil euros.

Desde 1997, o governo holandês concede a pessoas, organizações e grupos que causam impactos sociais positivos em suas comunidades o prêmio Prince Claus. Nesse ano, a brasileira Djamila Ribeiro foi a selecionada na categoria Filosofia. O júri destacou o “profundo trabalho intelectual e conceitual sobre sistemas de opressão” que fornece “forte oposição lógica ao paradigma racista e sexista dominante no Brasil”. Foi destacada também a capacidade de Djamila de “articular assuntos fortemente politizados com calma e lucidez, tornando-os acessíveis e possibilitando o diálogo e o debate crítico, não só nos círculos acadêmicos e ativistas, mas também nas redes sociais”. Pelo reconhecimento, a autora de O que é lugar de fala? e Quem tem medo do feminismo negro? leva 100 mil euros.

[06/09/2019 09:00:00]
Matérias relacionadas
Primeiro dia da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto reúne grandes nomes da literatura e apresentações culturais em vários pontos da cidade neste sábado (16)
Evento gratuito será no dia 20 de maio, com transmissão ao vivo pelo YouTube
E mais: Justiça de MG volta atrás em caso de censura e Jeferson Tenório conta sobre trajetória em podcast
Leia também
União Brasileira de Escritores lança 4ª edição do Prêmio Nelly Novaes Coelho de Literatura Infantil e estreia o Prêmio José Nicolau Gregorin Filho
Estreantes nas categorias, o paulista Marcus Groza venceu em Romance, o baiano Abáz foi o escolhido em Conto e o mineiro Leonardo Piana ganhou em Poesia
Os finalistas, dez de cada uma das categorias, serão anunciados no dia 1º de outubro