Publicidade
O e-commerce da Leitura já está no ar
PublishNews, Leonardo Neto, 31/07/2019
Depois de erguer uma rede de 70 unidades físicas, Leitura volta a ter uma loja virtual. Em busca da rentabilidade, desenvolve modelo de ‘marketplace interno’.

Por muitos anos, Marcus Teles, diretor da Rede Leitura de livrarias, foi relutante em voltar a operar com um e-commerce. A sua primeira experiência, que ficou no ar com uma plataforma própria de 2008 até 2013, revelou-se deficitária. E, para um cara que não vê problemas em encerrar atividades de lojas pouco rentáveis, isso era algo inadmissível. Ele acompanhou, por anos, a evolução dos e-commerces dos seus concorrentes, sempre fechando no vermelho, e por isso mesmo, sempre foi refratário à ideia.

Mas, achou um caminho e a Leitura acaba de colocar no ar a sua nova loja virtual. “Cada braço do grupo precisa ser rentável”, disse ao PublishNews Daniel Rodrigues, responsável pelo novo e-commerce da Leitura. “Nunca conseguimos fazer um desenho que fosse suficientemente bom para pelo menos empatar. Não estamos esperando agora grandes lucros, mas não dando prejuízo, já está valendo”, completou.

O desenho encontrado pela Leitura para conseguir se sobressair nesse segmento foi criar um marketplace interno, usando os próprios estoques de suas 70 unidades físicas para alimentar a loja virtual.

O foco está nas pontas de estoques, aqueles títulos que têm poucos exemplares remanescentes nos depósitos. Segundo levantamento realizado pela própria rede, existem 40 mil títulos nessas condições.

Rodrigues comentou que a Leitura.com vai trabalhar com lançamentos e best-sellers, mas reconhece que não conseguirá competitividade nesses segmentos. A maioria dos livros serão ofertadas com descontos agressivos que podem bater os 80% em alguns casos. “Com isso, vamos resolver um problema nas lojas [de dar vazão aos seus encalhes] e ganhar dinheiro. A internet ajuda a vender cauda longa e vender cauda longa com descontos, chama a atenção dos clientes”, acredita Rodrigues.

Por enquanto, só a do Shopping Dom Pedro, de Campinas (SP), dirigida por Rodrigues, está interligada ao sistema. O catálogo do e-commerce, portanto, ainda é pequeno, composto por 10 mil títulos. Na próxima semana, entra o catálogo da outra loja da rede em Campinas, aí o catálogo já chega a 100 mil, segundo Daniel. A expectativa é que até setembro, todas estejam conectadas e com isso estarão disponíveis 250 mil títulos. Para 2020, a rede espera lançar o serviço retire em loja o que deve, na avaliação da direção da casa, ajudar na captação de novos clientes.

A Leitura.com usa a tecnologia desenvolvida pela gaúcha F1 para gerenciamento de marketplaces.

[Nota atualizada em 1º/08/2019].

[31/07/2019 10:00:00]
Matérias relacionadas
Nova loja está localizada no Shopping Park Sul e contará com uma área total de 425m²
Com espaço no SP Market, rede amplia presença na capital paulista; outra unidade será no DF Plaza Shopping, em Águas Claras (DF)
Nova unidade vai gerar cerca de 12 empregos diretos na cidade
Leia também
Entre as responsabilidades do cargo estão acompanhar todo o processo de compra, incluindo o recebimento de notas fiscais, e emitir pedidos de compra
Entre as funções da pessoa contratada estão auxiliar no processo de produção de artigos, escrever relatórios e gerenciar o cronograma de produção
O sociólogo e ativista Betinho inspira o nascimento da editora, sob o comando do filho, Daniel Souza, e do seu editor, Pascoal Soto