Publicidade
Sobre livros e pessoas
PublishNews, Redação, 03/07/2019
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Iã Paulo Ribeiro, o novo publisher das Edições Sesc e poeta nas horas vagas

A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Iã Paulo Ribeiro, o novo publisher das Edições Sesc.

Há 18 anos trabalhando no Sesc, Iã, que é poeta nas horas vagas, contou que desde o início se identificou muito com a empresa e seus valores, passou os últimos cinco anos como gerente adjunto e no início do ano assumiu o cargo de publisher da casa.

Na conversa que teve com André Argolo, Iã falou muito sobre os valores do Sesc e sobre como acredita que as pessoas que trabalham diariamente com o livro merecem o mesmo cuidado e atenção que as obras editadas pela casa. “O primeiro passo que eu dei quando pisei lá [com o novo cargo], foi tentar enxergar e ter uma visão mais forte e clara com relação às pessoas”, contou admitindo que lidar com os livros é mais fácil, mas que ao mesmo tempo eles conseguem ser muito parecidos com as pessoas. “É sempre uma surpresa quando você abre um livro ou conhece uma pessoa [...]. As pessoas são mais dinâmicas, mas assim como os livros têm um mesmo processo de encantamento e descoberta, pro bem ou pro mal”, brincou.

Iã conversou também sobre a linha editorial das Edições Sesc. “Ela vai mais pra negativa, não publicamos ficção e não publicamos infantojuvenil”, definiu explicando também os valores da empresa que se entrelaçam com os livros lançados e contou um pouco como a editora está lidando com a crise do mercado.

Sobre sua infância, Iã lembrou que seu pai era um leitor voraz e que foi com ele que pegou gosto pela poesia. “O fascínio pelas letras e pelas palavras eu tive sempre”, contou resgatando a memória de que foi alfabetizado pela mãe e que com cinco anos já era um leitor.

O final de sua infância e a adolescência em Araraquara, no interior paulista, os livros que leu e que o marcaram, os quatro anos que passou estudando Química e a descoberta da faculdade de Letras, o início da sua carreira, como entrou para o Sesc e até os livros que gostaria de editar também foram tema da conversa.

No nosso programa mais curto, Leonardo Neto explicou didaticamente e desastradamente (rs) como achar a Casa PublishNews na Flip e Talita Facchini resgatou mais notícias do passado do PN.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

[03/07/2019 08:00:00]
Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Outras colunas
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
"Notícias recentes mostram que o país discute hoje temas que, no Brasil, costumam aparecer como dilemas do futuro, como concentração de mercado, equilíbrio entre cultura e varejo e sustentabilidade econômica das livrarias"