
“Buscamos dar transparência para a venda de livros no país [...], nosso objetivo é mostrar soluções para o mercado, para que a livraria se gerencie melhor seu estado, acervo e reposição”, comentou. Mas como é que funciona? Cunha explica que efetivamente a Bookinfo faz a leitura de dados do varejo e propõe o gerenciamento da loja por meio de ferramentas de business intelligence (BI). A plataforma gera uma série de informações para a livraria como categoria dos mais vendidos, preço médio, horário de vendas, estoque e outras informações. “Tivemos clientes que de acordo com o comportamento de horário chegaram até a alterar seu horário de funcionamento para melhor atender os clientes”, contou.
Segundo Cunha, o objetivo da Bookinfo não é concorrer com GfK e Nielsen gerando estatísticas. “Nós geramos uma ferramenta de gestão para o negócio, nossa preocupação é muito mais para que a livraria receba insights diariamente tanto do que ela tá vendendo, o horário que está vendendo, a categoria que ela pode gerir melhor, e se comparar ao mercado”, explicou acrescentando que a livraria também pode fazer seus pedidos de maneira automática para os seus fornecedores e para que as editoras possam enxergar o desempenho de seu livro dentro de cada livraria. “Nossa proposta é muito mais ajudar o livreiro, a livraria, ou a rede a gerir melhor seu negócio”, concluiu.
Para as editoras, Eduardo ainda explica que elas podem saber exatamente em qual livraria e quando foi vendido. "Com a informação praticamente em tempo real, a editora tem tempo de agir muito mais rápido na gestão do seu acervo", especificou.
Dentre as livrarias que já estão integradas na plataforma Cunha destacou as Livrarias Curitiba, Livraria da VIla, Blooks, Cameron, Vanguarda, Escariz, e também estão começando a monitorar algumas distribuidoras que fazem marketplace com a Inovação, Catavento e Loyola. "Já chegamos a 167 contratos assinados e tenho muita agora no mês de julho quando entram os dados da Leitura e com isso teremos uma base bem maior", adiantou.
Eduardo também participou do nosso giro de notícias e comentou a lista dos mais vendidos da semana.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes Google Podcasts e Overcast.
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.