Publicidade
Apanhadão: Cultura responde às denúncias de ex-funcionários
PublishNews, Redação, 29/04/2019
E mais: Manuscrito com a continuação de ‘Laranja Mecânica’ foi encontrado no Reino Unido; SP ganha clube de leitura para discutir a questão racial; Google Play divulga 10 audiolivros mais vendidos

Depois de ser acusada por ex-funcionários de constrangimento e demissões ilegais, a Livraria Cultura rebateu às críticas e publicou na última semana uma resposta oficial sobre o assunto. Segundo a Exame, a polêmica veio à tona depois de um texto no site Passa Palavra, que publicou relatos de três supostos ex-funcionários sobre situações de assédio moral, sobrecarga de trabalho, perseguição e ameaças de demissão por justa causa. Em seu comunicado a Cultura diz que os “relatos estão completamente distorcidos” e que “os casos citados ocorreram anos atrás” e “não se sustentam”. “Temos uma equipe maravilhosa e lojas lindas. Somos um time que gosta de trabalhar muito e continuaremos fazendo isso para entregar conhecimento e cultura para os brasileiros, além de um serviço incrível”, completa a nota.

A Flip (10 a 14/07) anunciou sua nona convidada confirmada: a israelense Ayelet Gundar-Goshen. A escritora, roteirista e psicóloga é autora de Uma noite, Markovitch, romance traduzido para 14 línguas e publicado no Brasil em março de 2018 pela Todavia. Baseado em uma história real, o livro acompanha o personagem Iaakov Markovitch, que viaja à Europa sob domínio nazista para resgatar uma jovem judia por meio de um casamento fictício. Além de Uma noite, Markovitch, ganhador do principal prêmio literário de Israel, o Sapir, Gundar-Goshen, Ayelet é autora de outros dois títulos, ambos sem edição no Brasil.

A Folha também entrou na onda dos desafios com livros no Instagram e propôs o Desafio da Literatura Brasileira. Funciona assim: a Folha convida o leitor a postar na rede social imagens de livros de autores brasileiros, de ficção ou não ficção, infantil ou não, que a pessoa já leu ou está lendo. Para participar é necessário usar a hashtag #MeuLivronaFolha no feed ou marcar a @folhadespaulo nos Stories. Os escolhidos sairão nas redes sociais e no jornal impresso.

Um manuscrito com a continuação de Laranja Mecânica foi encontrado no Reino Unido. Segundo o Estadão, intitulado The clockwork condition (A condição mecânica em livre tradução), o texto inacabado de 200 páginas datilografadas foi encontrado por Andrew Biswell, professor de literatura moderna da Metropolitan University de Manchester, nos arquivos do escritor Anthony Burgess. Para o pesquisador, Burgess escreveu The clockwork condition como "resposta ao pânico moral que rodeou a famosa adaptação cinematográfica de 1971 (...) que foi acusada de inspirar violentos delitos de imitação e proibida pelas autoridades locais no Reino Unido".

Na coluna da Babel a notícia de São Paulo ganhou um clube de literatura para debater a questão racial. O escritor, jornalista e um dos principais líderes abolicionistas do País, Luiz Gama (1830-1882) dá nome ao novo clube de Leitura da Biblioteca Mário de Andrade, parceria com o Instituto Luiz Gama. Em junho, o convidado será Silvio Almeida, que discutirá a obra de Gilberto Freyre.

O Google Play divulgou os seus 10 audiolivros mais vendidos neste ano até agora. Em primeiro lugar está A arte da guerra, de Sun Tzu; seguido por Ansiedade – Como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury; e em terceiro, Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck. A lista ainda conta com os três livros de Yuval Noah Harari: Sapiens, Homo Deus e 21 lições para o século 21.

N’O Globo, Ancelmo Gois adiantou que a Fundação Cesgranrio dará premiações de R$ 100 mil, cada, para a próxima edição do Prêmio Rio de Literatura. As categorias são Poesia, Prosa de Ficção, Ensaio e Novo Autor Fluminense.

[29/04/2019 06:00:00]
Matérias relacionadas
Veja também: como Carla Madeira provoca emoções em seus leitores e notícias do estado de saúde de Luis Fernando Verissimo
Veja também: a repercussão de Milton Hatoum como novo imortal da ABL e Eliana Alves Cruz contribuindo para universo da Turma da Mônica
Veja também: o 'Boobie Goods da Quebrada' e o artigo de Adriana Ferreira Silva sobre os ataques aos livros
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação