Diante desse desafio, o Instituto Pró-Livro (IPL) encomendou ao Insper um estudo com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos do Ensino Básico.
Os primeiros resultados estarão disponíveis ao público a partir desta terça-feira (23), mas Zoara Failla, gerente de projetos do IPL, antecipou alguns insights em participação no Podcast do PublishNews desta semana. Ela explicou que a pesquisa busca correlacionar a situação das bibliotecas (se são abertas, se propõem atividades extracurriculares, se têm um acervo diversificado etc) com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Uma primeira descoberta é que as bibliotecas têm um impacto muito mais relevante naquelas escolas que são mais vulneráveis socialmente. Isso mostra a importância de se investir nesses espaços, em especial nessas escolas que vem de origens sociais com menos acesso à cultura”, disse. “Já temos muitos resultados interessantes, mas é importante dizer que essa é uma primeira leitura da pesquisa. A nossa expectativa é disponibilizar essas tabelas para que especialistas avaliem as respostas com mais profundidade. A nossa grande expectativa é que esses resultados sirvam para orientar programas, investimentos e políticas do setor de bibliotecas”, completou a gerente de projetos do IPL.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.