Publicidade
GfK aponta crescimento no varejo de livros
PublishNews, Redação, 1º/11/2018
Relatório elaborado a pedido da Associação Nacional de Livrarias aponta crescimento de 4,2% no faturamento com relação ao mesmo período do ano passado

A GfK e a Associação Nacional de Livrarias (ANL) publicaram a décima edição da pesquisa que acompanha o desempenho do varejo de livros no Brasil. Na comparação com igual período de 2017, analisando o período de 3 a 30 de setembro, houve aumento tanto em valor (1,2%) quanto em volume (8,6%). Em números absolutos significa dizer que em 2018 foram vendidos 3,8 milhões de unidades, o que resultou num faturamento de R$ 142,3 milhões. Já o preço médio do livro novamente apresentou uma queda de 6,9%, fechando o mês em R$ 37,3.

No acumulado do ano, já foram vendidas 40,7 milhões de unidades e o crescimento nominal em faturamento é de 4,2%, totalizando R$ 1,75 bilhão desde o início do ano até agora.

As livrarias continuam com um desempenho positivo apresentando crescimento de 3,6% em faturamento no ano e sendo responsável por 92,1% das vendas de livros.

A categoria de Autoajuda novamente chama a atenção por apresentar um crescimento de 35,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Outras categorias que merecem destaque são HQ / Jogos, com aumento de 27,1% e Turismo / Lazer / Culinária, que cresceu 21,5%. Na contramão, as categorias Concurso público (-22%), Arte / Comunicação (-16,3%) e Direito (-9,6) continuam apresentando queda.

Clique aqui para baixar a íntegra da pesquisa.

[01/11/2018 06:00:00]
Matérias relacionadas
Estudo da GfK Entertainment e da NielsenIQ BookData​ reuniu números e informações de ​diferentes partes do globo, incluindo o Brasil, e foi apresentado na Feira do Livro de Londres
Novo relatório do mercado de livros realizado pela GfK Entertainment e Nielsen BookData analisou o mercado de 16 países, incluindo o Brasil
De acordo com o instituto de pesquisa, varejistas venderam 6,6 milhões de cópias e faturaram R$ 266 milhões com a venda de livros
Leia também
Imersão internacional levará clientes estratégicos e lideranças do setor para conhecer práticas de ponta e descobrir novas oportunidades para o mercado brasileiro
Programação inclui sessões de matchmaking, palestra sobre liderança feminina, oficinas com rodas de leitura e muito mais
Vaga exige experiência com atendimento ao cliente, além de excelentes habilidades de comunicação escrita, escuta e diálogo e agilidade com sistemas