Com um olho na crise e o outro nas soluções
PublishNews, Redação, 30/10/2018
Pelo segundo ano, o PublishNews se junta à Feira de Porto Alegre para realizar programação profissional que vai discutir não só a atual crise do mercado editorial, mas sobretudo, saídas para ela

Editores gaúchos na primeira edição do Pub-Livro da Feira do Livro de Porto Alegre | Leonardo Neto
Editores gaúchos na primeira edição do Pub-Livro da Feira do Livro de Porto Alegre | Leonardo Neto
Pelo segundo ano consecutivo, o PublishNews fechou uma parceria com a Câmara Riograndense do Livro para realizar, dentro da Feira do Livro de Porto Alegre, uma programação voltada para profissionais do mercado editorial e livreiro. O Pub-Livro acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre / RS), com entrada gratuita.

“Para nós é uma alegria voltar a Porto Alegre para realizar o Pub-Livro, que foi um sucesso no ano passado. Dessa vez, a curadoria buscou levar a Porto Alegre profissionais de primeiro time para debaterem o assunto do momento: a crise apontada por muitos como sendo sem precedentes na história da indústria editorial brasileira. Queremos não só mostrar como foi que chegamos a esse ponto, mas sobretudo, apontar saídas para esse momento de turbulências”, explica Leonardo Neto, editor do PublishNews e quem assina a curadoria deste ano.

Quem comentou a importância do evento pelo lado da Câmara Riograndense do Livro foi o seu presidente, Isatir Antonio Bottin Filho: “Para a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma grande satisfação ter, pelo segundo ano consecutivo, mais uma edição de um dos mais expressivos encontros do mercado editorial e literário do Rio Grande do Sul que vai reunir os profissionais do livro durante a Feira".

Abrindo a programação, às 13h30 do dia 2, André Castro usará a sua experiência como o homem que esteve por trás de departamentos financeiros de importantes casas editoriais do Brasil e atualmente está à frente da LabX, consultoria financeira dedicada a pequenos editores para conduzir a palestra de abertura, intitulada Gestão financeira de pequenas editoras: como não ser pego de surpresa. Nela, Castro vai apresentar ferramentas e indicadores que são fundamentais para ajudar editores a atravessarem essa crise.

Os metadados são uma espécie de DNA de um livro: predizem o que são, como são, como serão consumidos e por quem. Mas mais do que simples informações, os metadados são uma ferramenta poderosa para quem quer vender mais livros. Como? A mesa Quer vender mais livros? Pergunte-me como os metadados podem te ajudar a chegar lá, que começa às 14h30, vai responder a essa pergunta, levando para o palco Ricardo Costa, CEO da plataforma de gestão de metadados Metabooks Brasil.

Ainda no dia 2, às 15h30, o Auditório Barbosa Lessa será palco para um encontro histórico entre passado e presente. É que convidamos Fernando Nuno, o editor do antigo Círculo do Livro, para um diálogo com Cynthia Spaggiari, coordenadora de curadoria e conteúdo do Leiturinha, maior clube de assinaturas do país atualmente, com mais de 120 mil assinantes. Juntos, eles vão fazer reflexões de como esse canal que fez tanto sucesso pelas mãos de Nuno entre os anos 1960 e 1980 se tornou tão relevante agora em 2018.

Encerrando a programação do primeiro dia do Pub-Livro, às 16h30, o evento recebe Mariana Bueno, economista responsável pela Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Fipe. Ela vai analisar os 12 anos do estudo, o que pode ajudar a entender como a indústria editorial chegou ao ponto que chegou.

Abrindo a programação do segundo dia do Pub-Livro, Leonardo Neto vai apresentar a palestra 22 Notícias para entender o mercado editorial brasileiro, a partir das 9h. Para esse momento, nosso editor pinçou 22 manchetes – a maioria delas publicadas pelo PN – que ajudam a compreender a atual crise.

O estoque será o foco da mesa Caminhando para o estoque zero: soluções para gestão de estoques (ou para não tê-lo) que será apresentada por Anselmo Bortolin a partir das 10h30. Ele representa a plataforma UmLivro, ferramenta que ajuda o editor nas questões de impressão e logística que tem se provado uma aliada importante na redução dos custos fixos de uma editora e sobretudo na recolocação de livros esgotados no mercado.

Encerrando a programação do Pub-Livro, a partir das 11h30, acontece a mesa O que os editores podem esperar da imprensa especializada?, em que Carlos Moreira, repórter do jornal Zero Hora, e Leonardo Neto serão sabatinados por Luciana Thomé, assessora de imprensa da Dublinense.

A participação no Pub-Livro é gratuita, mas é necessário preencher um formulário.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

[30/10/2018 08:50:00]