Publicidade
Com o lema ‘The dream we carry’, Noruega apresenta seus planos para 2019
PublishNews, Leonardo Neto, 11/10/2018
País será o homenageado na Feira do Livro de Frankfurt no ano que vem

Trine Skei Grande, ministra da Cultura da Noruega, durante a apresentação do programa da Noruega | Talita Facchini
Trine Skei Grande, ministra da Cultura da Noruega, durante a apresentação do programa da Noruega | Talita Facchini
Há cerca de duas décadas, o mundo começou a olhar com mais atenção para a literatura nórdica. O livro que marcou o início desse fenômeno foi O mundo de Sophia (no Brasil publicado pela Companhia das Letras), do norueguês Jostein Gaarder. Começou com ele, mas nunca mais parou, ao contrário, só cresceu. No ano passado, o Norla, centro de promoção da exportação de conteúdos literários da Noruega, concedeu bolsas de apoio à tradução para 538 obras. Esse número foi cinco vezes maior do que a média dos últimos dez anos.

Esse foi um dos fatores que levou a Feira do Livro de Frankfurt a eleger o país como o homenageado na sua edição de 2019. Em uma concorrida conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira, em Frankfurt, a ministra da Cultura da Noruega e representantes do Norla apresentaram alguns destaques da sua participação no ano que vem.

“Ser homenageado em Frankfurt é uma oportunidade sem igual para a Noruega”, disse Trine Skei Grande, ministra da Cultura do país. “Nossos autores e artistas estarão, assim, fazendo parte da discussão global sobre arte e liberdade de expressão, assuntos que fizeram da Feira do Livro de Frankfurt uma grande plataforma”, completou.

Quem deu as boas-vindas à Noruega foi Juergen Boos, diretor geral da Feira. Ele lembrou que a Noruega é o país número um em liberdade de expressão e isso é um prenúncio da força que o homenageado mostrará no ano que vem.

The dream we carry

O poema Det er den draumen, de Olav H. Hauge´s, serviu de norte para a comissão organizadora responsável pela apresentação da Noruega na Feira do Livro de Frankfurt em 2019. Escrito em 1982, o poema traz no seu primeiro verso o mote da programação: “the dream we carry”.

No programa, serão apresentados vários aspectos da arte e cultura norueguesas. Acontecerão exposições de artes visuais, concertos, performances teatrais, seminários e leituras durante em várias cidades alemãs durante todo o ano de 2019. O programa estará focado particularmente na cooperação com livreiros. Com isso a Noruega quer que cada livraria – seja na Alemanha ou no seu próprio território – celebrem a literatura do país nórdico.

A Feira do Livro de Frankfurt de 2019 acontece de 16 a 20 de outubro.

[11/10/2018 07:56:39]
Matérias relacionadas
País deve levar 40 autores e ilustradores para o evento considerado um importante esquenta para a Feira do Livro de Frankfurt
Em artigo, tradutor Leonardo Pinto Silva relata os dias do seminário promovido pela Norwegian Literatura Abroad (Norla), agência de fomento literário; do Brasil, estavam presente ele e Guilherme da Silva Braga, ambos premiados no evento
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
Leia também
Novo livro da estrela da TV portuguesa chega aos leitores brasileiros pela Bazar do Tempo
Evento online e gratuito busca criar uma experiência compartilhada de leitura e reflexão, conectando leitores em torno de uma mesma obra
Evento do Sesc RJ ressalta as relações entre literatura e outras manifestações artísticas e sociais há dez anos