Uma análise do sistema educacional brasileiro
PublishNews, Redação, 25/09/2018
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? Lançamento da Civilização Brasileira faz uma investigação das raízes da baixa qualidade do ensino no Brasil

Os dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) mostram, por exemplo, que apenas 4% de alunos do Ensino Médio têm conhecimento adequado das disciplinas de português e matemática. Estes resultados reforçam a existência de uma grave crise de aprendizagem, como revela o autor Daniel Barros em País mal-educado (Civilização Brasileira, 308 pp, R$ 49,90). No texto, ele faz uma investigação das raízes da baixa qualidade do ensino no Brasil, incluindo uma análise do último século e o cruzamento de pesquisas de ponta, políticas públicas de sucesso e entrevistas com especialistas. O objetivo de Daniel é desfazer alguns dos mitos e responder ao que considera a questão central de qualquer sistema educacional: as crianças e adolescentes estão aprendendo? O livro mostra ainda que existe esperança: há diversos estados como Pernambuco, Ceará, Goiás e municípios como Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Seabra (BA) que avançaram bastante e se tornaram exemplos para o restante do país.

Tags: Record
[25/09/2018 07:00:00]