Publicidade
Sai o resultado do PNLD 2019
PublishNews, Redação, 04/07/2018
Ao todo, foram selecionadas 94 obras de 29 editoras. Com 17 obras, a Moderna foi a que mais emplacou.

Sai o resultado do PNLD 2019 | © Eduardo Aigner / FNDE
Sai o resultado do PNLD 2019 | © Eduardo Aigner / FNDE

Foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (3) o resultado do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2019. Ao todo, foram aprovadas 94 obras de 29 editoras. Dessas apenas uma foi aprovada na sua integralidade. Para as demais, a aprovação está condicionada à correção de falhas pontuais. A Moderna foi a campeã de aprovações, com 17 obras escolhidas para compor o programa. A FTD ficou em segundo, com 15 obras selecionadas e a Somos Educação, em terceiro, com 14.

Uma outra forma de olhar para esse ranking é pela taxa de aprovação. Ou seja, fazer a relação entre quantos livros foram apresentados e quantos foram aprovados. Neste sentido, a SM sai na frente. A editora espanhola apresentou 13 títulos e desses, 11 foram aprovados. Taxa de 85% de aprovação. A Editora do Brasil aparece na segunda posição. Dos 14 títulos que a casa ofereceu, 11 passaram pelo crivo do MEC. Taxa de 79%. A Moderna, embora campeã em números absolutos, aparece na terceira posição, com índice de aprovação de 77%. Foram 22 obras inscritas, das quais o MEC selecionou 17 (confira o ranking abaixo).

O PNLD 2019 era esperado com grande ansiedade pelos editores já que foi o primeiro edital publicado depois da assinatura de Michel Temer no decreto que praticamente refundou o programa de compra de livros didáticos pelo governo federal. Embora já trouxesse a nova nomenclatura – Programa Nacional do Livro e do Material Didático e não mais Programa Nacional do Livro Didático, como era chamado até então – o PNLD 2019 não previu a compra de livros de literatura e nem de outros produtos que não fossem livros didáticos. Os livros atenderão estudantes e professores das redes públicas de ensino que estejam cursando os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Serão comprados volumes das seguintes disciplinas: Artes, Ciências, Ciências / História / Geografia, Educação Física (novidade desse edital), Educação Infantil, Geografia, História, Geografia e História, Matemática, Português e Projetos Integradores cujo objetivo é tornar a aprendizagem dos alunos mais concreta ao explicitar a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento conectando-os a situações vivenciadas pelos alunos em suas comunidades.

As editoras têm agora prazo de dez dias a contar da publicação da portaria para corrigirem os erros pontuais. No mês que vem, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverá publicar o guia digital através do qual os livros serão apresentados a professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas que serão beneficiadas pelo programa. São eles que deverão indicar quais obras adotarão para o ano letivo de 2019. A fase de escolha também ocorre em agosto. Em setembro, as editoras deverão viajar para Brasília onde negociarão a venda dos livros com o FNDE. A entrega das obras impressas está prevista para novembro.

PNLD Literário

A divulgação do resultado do PNLD 2019 fez o mercado se questionar a respeito da publicação da avaliação do PNLD Literário. Tido como um "edital de transição" entre o velho PNLD e o novo PNLD (já incluindo no escopo do programa a compra de outros tipos de livros, além dos didáticos), o documento previu a compra de obras de literatura para os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A previsão era de que os livros chegassem às escolas ainda nesse ano, no entanto, até o momento, não foram divulgadas quais obras foram selecionadas.

**Matéria atualizada em 05/07/2018 às 8h30.

[04/07/2018 09:45:00]
Matérias relacionadas
Objetivo foi possibilitar a participação da sociedade nas escolhas dos próximos livros a serem adquiridos
Relatório da Abrelivros, entidade que representa as editoras de didáticos, aponta que outros 50 milhões de exemplares de editais passados também não serão adquiridos
Órgão apura um esquema criminoso voltado ao superfaturamento na venda de livros didáticos para prefeituras de diversos municípios paulistas, como Embu das Artes
Leia também
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias
Evento promovido pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (Apel) reforça a leitura e o letramento como eixos centrais da transformação social
É necessário ter experiência em editoração ou áreas relacionadas