Publicidade
Mais fraca do que choque de pilha
PublishNews, Leonardo Neto, 05/01/2017
Em semana de queda de 52% nos números gerais, Lista dos Mais Vendidos abre espaço até para biografia de Bolsonaro. O 'Mein kampf' tupiniquim teve 323 unidades vendidas na semana.

A última lista de 2017 apresentou crescimento de 37% nos números gerais de venda. Isso na comparação com a semana anterior, que já apresentava crescimento de 21% ante os números apurados no período anterior. Esse bom momento, reflexo do Natal, acabou. Na primeira lista de 2018, os números desabaram 52%, na comparação com a semana passada. E a queda foi sentida em todos os segmentos: Não Ficção (-57%), Infantojuvenil (-55%), Ficção (-51%), Autoajuda (-47%) e Negócios (-39%). Esse movimento, claro, já era esperado depois do aumento sazonal das vendas de fim de ano.

Essa é a grande diferença da última lista de 2017 para essa primeira de 2018. Por que o resto, nada muda. Origem (Arqueiro / Sextante) se manteve no ao topo pela décima segunda semana consecutiva, com 6.045 unidades vendidas. Extraordinário (Intrínseca) permaneceu na segunda posição, com 5.301, e Crer ou não crer (Planeta), na terceira, com 4.356.

Em semana com queda abrupta nos números gerais de vendas, a Lista abriu espaço até para biografia de Jair Bolsonaro | © Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Em semana com queda abrupta nos números gerais de vendas, a Lista abriu espaço até para biografia de Jair Bolsonaro | © Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A semana foi de pouquíssimas novidades, apenas duas. Em Autoajuda, o estreante foi O grande livro do Ho’oponopono (Vozes), com 340 unidades vendidas, número suficiente para garantir a lanterninha da lista. Também na lanterninha, só que da Lista de Não Ficção, aparece Mito ou verdade, biografia de Jair Bolsonaro escrita pelo seu filho Flávio. O livro teve 323 unidades vendidas e marcou também a estreia da Altadena Editora na lista.

O Ranking das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 14 títulos nessa primeira semana de 2017. A Sextante, campeã de 2017, aparece na segunda posição, com 13 e a Intrínseca, na terceira, com 12.

[05/01/2018 10:42:00]
Leia também
Novidades da semana ficaram por conta da categoria Ficção, com o mangá 'Bênção do Oficial Celestial – Livro 1 (NewPOP) e o box 'Corte de espinhos e rosas' (Galera Record), de Sarah J. Mass
As categorias Ficção e Infantil e Juvenil viram aumento de 20%, cada uma, na última semana; Não ficção Especialista recuou as vendas em 27%, apesar de ser encabeçada pelo livro mais vendido neste período, no Brasil
Todas as categorias acompanharam o movimento, com destaque para Não Ficção Especialista, que avançou 112%, seguida por Não Ficção Trade (+32%), Ficção (+25%) e Infantil e Juvenil (+20%)