Publicidade
No Japão, vendas de e-books crescem 13,2% em 2016
PublishNews, Leonardo Neto, 15/03/2017
Dados apurados pelo BunkaNews, parceiro da PubMagNet, dão conta ainda que as vendas de livros impressos caíram 3,4% entre 2015 e 2016

Segundo dados apurados pelos nossos colegas da BunkaNews, no Japão, houve crescimento de 13,2% nas vendas de e-books no País | © Divulgação / Kindle
Segundo dados apurados pelos nossos colegas da BunkaNews, no Japão, houve crescimento de 13,2% nas vendas de e-books no País | © Divulgação / Kindle
O Japão é o sexto (e último) país radiografado pela série PubMagNet, idealizada depois da participação do PublishNews na última reunião da rede de jornalistas e observadores do mercado editorial realizada em Paris em fevereiro. Segundo dados do Laboratório de Pesquisas da Ciência Editorial apurados pelos parceiros do BunkaNews, no País do Sol Nascente, o mercado editorial (incluindo nesta conta livros e revistas) apurou 1.47 trilhões de ienes (algo em torno de US$ 13 bilhões), o que representa uma queda de 3,4% na comparação com o ano anterior.

As vendas de livros caíram bem menos – 0,7% – e ficaram em 737 bilhões de ienes (cerca de US$ 6,4 bi).

O mais interessante é que, pela primeira vez em 41 anos, as vendas de revistas no Japão ficaram abaixo das vendas de livros, pois alcançaram apenas 734 billhões de ienes.

O mercado de livros digitais, no entanto, cresceu 13,2% também na comparação com 2015. Foram vendidos 25,8 bilhões (US$ 22 milhões) de ienes em livros eletrônicos.

Entre os destaques do mercado japonês em 2016 estão: a falência da Taiyo-Sya, que era a quinta maior distribuidora de livros e revistas do país; a progressiva mudança do mangá de papel para o mangá eletrônico; a expansão do mercado de leitura digital de revistas e o início das transações diretas entre a Kinokuniya Shoten, a mais famosa livraria do país, com os seus fornecedores.

[15/03/2017 08:00:00]
Matérias relacionadas
Segundo dados apurados pela Nielsen Bookscan, faturamento cresceu 4,9% na comparação com 2015
Dados preliminares apurados pela Dosdoce, colega do PublishNews na PubMagNet, apontam que, de 2015 para 2016, as vendas de e-books saltaram de 6% para 10%
Número de exemplares vendidos, no entanto, sofreu queda, aponta dados coletados para a série PubMagNet
Leia também
CBL é a anfitriã do evento que reunirá representantes de mais de 50 agências do ISBN e organizações da cadeia produtiva do livro nos dias 16 e 17 de setembro, em São Paulo
Editora oferece oportunidades para áreas do comercial e de trade marketing, em São Paulo
Trabalho é temporário e envolve atuar na diagramação e na batida de emendas de materiais do PNLD didático 2027