Os adeuses de 2016
PublishNews, Redação, 20/12/2016
O PublishNews começa a sua retrospectiva de 2016 lembrando aqueles que se foram ao longo do ano

Dois mil e dezesseis está chegando ao fim e o PublishNews, como tradicionalmente faz todos os anos, começa a fazer o seu balanço de fim de ano. De hoje até a próxima sexta-feira, quando encerramos as nossas atividades no ano, faremos uma retrospectiva, com os principais destaques de 2016. Para começar o balanço, lembramos aqueles que se foram ao longo do ano. O mês de fevereiro foi um mês para se chorar. No dia 19, a escritora Harper Lee, autora do clássico O Sol é para todos (1960), morreu aos 89 anos, não sem antes ser protagonista de uma grande polêmica em torno do lançamento de Vá, coloque um vigia, descoberto entre os seus manuscritos. No mesmo dia 19, o italiano Umberto Eco morreu aos 84 anos depois de perder uma luta contra o câncer. Encerrando o mês cinza, o livreiro Jair Canizela, que dirigiu a Associação Nacional de Livrarias (ANL), morreu no dia 26.

Em março, o frei Antonio Moser, que dirigia a Editora Vozes, foi morto a tiros em uma rodovia na Baixada Fluminense. Ana Duarte, que por 40 anos trabalhou na Rocco, morreu em abril e, em maio, quem nos deixou foi Victor Seraphim Musumeci, que foi diretor da Editora do Brasil. Outra baixa sentida em maio foi a do tradutor Boris Schnaiderman, que morreu aos 99 anos.

Editor Sérgio Machado foi um dos que nos deixaram em 2016 | © Divulgação
Editor Sérgio Machado foi um dos que nos deixaram em 2016 | © Divulgação

Em julho, foi a vez do editor Sérgio Machado, que dirigiu o Grupo Editorial Record de 1991 até a sua morte. Sérgio e Jair Canizela foram homenageados na Bienal Internacional do Livro, quando seus nomes batizaram os espaços de autógrafos do evento que aconteceu em agosto. Posteriormente, o editor recebeu homenagem em Frankfurt e no Rio de Janeiro.

Em novembro, foi a vez de chorar pela falta do livreiro Pedro Maragon, que morreu aos 78 anos, 50 deles dedicados ao livro. Finalizando o ano, os poetas Leonard Cohen e Ferreira Gullar.

[20/12/2016 10:39:28]