Editora Saraiva muda sua identidade visual
PublishNews, Redação, 07/12/2016
Nova marca quer reforçar a posição da editora como referência em conteúdo para Ensino Superior

Nova marca quer reforçar a posição da editora como referência em conteúdo para Ensino Superior
Nova marca quer reforçar a posição da editora como referência em conteúdo para Ensino Superior

Em 1917, a Livraria Acadêmica, embrião do que veio a ser logo depois a Editora Saraiva, lançava o seu primeiro livro – Casamento civil. Portanto, no próximo ano, a editora que foi vendida no ano passado para a Somos Educação, completa 100 anos. Para marcar a data, a editora se prepara para colocar nas ruas uma nova identidade visual. As divisões de conteúdo jurídico e universitário da companhia terão novas marcas, mais leves e modernas. A alteração é a primeira grande mudança de marca na companhia desde os anos 1970, quando a logo que agora se despede foi adotada – um livro aberto, estilizado, perfeito à época para identificar tanto a Editora quanto a Livraria Saraiva, que hoje não faz mais parte do grupo.

Recentemente, a Editora Saraiva fez uma pesquisa com o objetivo de traçar o perfil de seus leitores e nesse movimento, descobriu uma “lovemark”, termo cunhado pelo publicitário Kevin Roberts para denominar marcas que reúnem características que as fazem ser respeitadas e admiradas além de seus produtos: elas se tornam queridas por seus públicos consumidores, estabelecendo com eles conexões emocionais.

“O resultado da pesquisa nos pegou de surpresa. Inicialmente, não imaginávamos ter este tipo de ligação com os nossos leitores”, afirma Thiago dos Reis, gerente de marketing da divisão de Ensino Superior, líder do processo de pesquisa e repaginação da marca. “Por outro lado, há tanto tempo que acompanhamos estudantes universitários, prestadores de concurso e outros segmentos de pessoas envolvidas com a aquisição de conhecimento, que tal percepção faz mesmo sentido”, completou.

O novo logo propõe uma nova reinterpretação para um dos elementos que já estava presente no anterior: o livro aberto. Na nova versão o elemento foi isolado e adaptado, aludindo à parte superior de um capelo (chapéu de formatura), um dos símbolos do Ensino Superior. Essa nova estrutura será utilizada para todas as linhas de produtos e serviços da Editora Saraiva, incluindo os editoriais jurídicos e universitários (Saraiva JUR e Saraiva UNI), editorial e soluções para aprovação em concursos (Saraiva Aprova) e soluções educacionais.

Ao longo de 12 meses, a Numbr, empresa de marketing estratégico parceira da Editora Saraiva nesse estudo, analisou mais de 17 milhões de pesquisas ao nome da editora nos principais sites de busca. Também foram analisados mais de 780 mil perfis de usuários que interagiram com a Saraiva em diferentes redes sociais.

“É gratificante perceber que o nosso público nutre afeição pela Editora Saraiva. Muitas pessoas se referiram à companhia com adjetivos como ‘amo’ e ‘adoro’. Os números apontados por esse estudo são superiores à média de qualquer outra marca como a nossa e pela primeira vez a editora recebe uma roupagem completamente nova de sua identidade visual, alinhada a este conceito”, comenta Thiago dos Reis.

[07/12/2016 09:31:00]