Publicidade
Jabuti anuncia finalistas da sua 58ª edição
PublishNews, Talita Facchini, 22/10/2016
Marcelo Rubens Paiva, Lourenço Maturelli e Julián Fuks concorrem na categoria Romance

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na noite de ontem (21) os finalistas da 58ª edição do Prêmio Jabuti. Nesta primeira fase foram escolhidos os finalistas das 27 categorias do prêmio, que este ano recebeu 2.402 inscrições, ainda assim, menos do que a edição anterior, que teve 2.575.

Na categoria Romance, Marcelo Rubens Paiva concorre com o livro Ainda estou aqui (Alfaguara), Lourenço Mutarelli com O grifo de Abdera (Companhia das Letras) e Julián Fuks com A resistência (Companhia das Letras). Marcelo Maluf e Rafael Gallo, que ganharam recentemente o Prêmio São Paulo de Literatura também estão entre os finalistas com os livros A imensidão íntima dos carneiros (Reformatório) e Rebentar (Editora Record).

Na categoria Contos e crônicas, o veterano Luis Fernando Verissimo concorre com o livro As mentiras que as mulheres contam (Objetiva), e na categoria Reportagem e Documentário, Ruy Castro é um dos finalistas com a obra A noite do meu bem (Companhia das Letras). A lista completa já pode ser acessada pelo site do Jabuti.

Jabuti anuncia finalistas da sua 58ª edição | © Divulgação
Jabuti anuncia finalistas da sua 58ª edição | © Divulgação

Este ano, como resultado da parceria com a Amazon, pela terceira vez, o prêmio contará com a ajuda do público. Os finalistas das categorias Romance, Contos e Crônicas e Poesia concorrerão ao prêmio Escolha do Leitor, onde os internautas poderão conhecer os títulos pelo site da Amazon e fazer suas avaliações, além de baixar suas amostras grátis e comprar os exemplares em formato e-book.

A segunda fase do prêmio está marcada pra o dia 11 de novembro, quando o juri escolherá os vencedores de cada categoria. Já a cerimônia de entrega acontece no dia 24 de dezembro no Auditório do Ibirapuera. Os primeiros colocados de todas as categorias, além do troféu Jabuti, receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3,5 mil e os vencedores dos Livros do Ano nas categorias ficção e não ficção ganharam, cada um, R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

[22/10/2016 10:06:15]
Matérias relacionadas
Em Não Ficção, houve empate e ‘Mário de Andrade: eu sou trezentos’, de Eduardo Jardim, e ‘Dicionário da história social do samba’, de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas, foram eleitos como Livros do Ano
Na ocasião serão revelados os livros do ano de ficção e não ficção
Inscrições para o Prêmio Jabuti vão até o próximo dia 15
Leia também
Estreantes nas categorias, o paulista Marcus Groza venceu em Romance, o baiano Abáz foi o escolhido em Conto e o mineiro Leonardo Piana ganhou em Poesia
Os finalistas, dez de cada uma das categorias, serão anunciados no dia 1º de outubro
Edição bateu recorde de inscritos (3.142 livros de sete países que falam português) e de editoras: das 488 inscritas, 37 estão com obras entre as semifinalistas