Publicidade
Há 15 anos, no dia a dia de quem lê
PublishNews, Marcos Pereira*, 16/08/2016
Marcos Pereira, presidente do SNEL e sócio da Sextante, fala sobre o #PublishNews15anos

Na edição de estreia do boletim do PublishNews, em 20 de julho de 2011, a última notícia relacionada adiantava o lançamento de um livro sobre a trajetória do editor José Olympio Pereira Filho, meu avô. A inserção trazia uma matéria do Estado de S. Paulo com detalhes sobre a obra José Olympio – O descobridor de escritores, de Antônio Carlos Villaça, que chegaria às prateleiras no fim daquele mês.

Essa curiosidade (que descobri neste fac-símile inaugural publicado por Carlo Carrenho) é o primeiro dos muitos detalhes que me aproximam da história do portal. De lá para cá, o PublishNews atravessa a minha rotina e, igualmente, a de pessoas que têm apreço especial pelos livros, pela leitura e pelos mecanismos que regem esse universo.

Há 15 anos desempenhando um excelente trabalho de curadoria de notícias relevantes sobre (e para) o mercado editorial nacional e internacional, o PN vem se especializando na produção de conteúdo original e análises robustas sobre um setor que nos é tão caro, com uma equipe de profissionais atenta a suas agruras e conquistas. Uma afiada seleção de colunistas permite ainda que o espaço, além de completo portal noticioso, torne-se um fórum de ideias que – divergentes ou convergentes – ajudam a construir um rico repositório de reflexões e debates sobre os rumos e desafios da indústria do livro e dos índices do comportamento leitor no Brasil.

As coberturas jornalísticas e parcerias também têm destaque nesta celebração. A presença em eventos como a Bienal do Livro (no Rio e em São Paulo) e Flip rendem matérias que refletem o compromisso com a diversidade de assuntos e de visões, e de seriedade em seus desdobramentos. Assim como a atenção dedicada a pesquisas que o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) apoia, como o Painel das Vendas de Livros no Brasil (em parceria com a Nielsen) e a Pesquisa Produção e Vendas, ao lado da CBL e da Fipe/USP, que culminou numa série de microanálises publicada ano site.

Gostaria de parabenizar o Publishnews pelos seus 15 anos de atividades. Ao longo deste tempo, Carlo Carrenho e seu time conquistaram um espaço fundamental na comunicação sobre a indústria editorial do país.

Para o SNEL, foi um grande prazer se associar ao PN na organização do Encontro Internacional de Profissionais do Livro durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2015, desencadeando a criação do prêmio Jovens Talentos – que já tem sua segunda edição confirmada para este ano. Que o futuro nos reserve mais histórias dignas de comemoração. Vida longa!


* Carioca, Marcos Pereira é presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), neto de José Olympio – um dos fundadores do SNEL, integrante da primeira diretoria do Sindicato e seu segundo presidente – e filho de Geraldo Jordão Pereira. Engenheiro de formação, iniciou sua carreira na Salamandra, editora fundada por seu pai, em 1981, aos 17 anos de idade. Em 1997, com a venda da Salamandra para a Editora Moderna, assume a direção de marketing do grupo, cargo que exerce de 1999 a 2001. A partir deste ano se dedica exclusivamente à Sextante, editora criada com o pai e o irmão Tomás. Foi vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro entre 2003 e 2006 e é membro da diretoria do SNEL desde 2003. Também preside o Instituto Pró-Livro (IPL).

[16/08/2016 06:00:00]
Matérias relacionadas
Livros com o esporte como contexto sobem no ranking de vendas do varejo brasileiro, encaixados no subgênero "sports romance", que desde 2024 vem se consolidando nos principais mercados de Young Adult do mundo
Levantamento conduzido pela Nielsen BookScan ainda registra crescimento mesmo sem considerar as vendas dos livros de colorir, que encabeçaram listas de mais vendidos
Participação das empresas é fundamental para garantir a qualidade e a consistência dos estudos, que contribuem diretamente para o fortalecimento e o desenvolvimento de todo o setor editorial brasileiro
Leia também
A fábula do dia em que o livro lembrou do futuro — e acabou com a derrubada das florestas para fazer papel e, logo depois, acabou com o plástico que polui a natureza e os mares
Lilian Cardoso, CEO e fundadora do Grupo LC, escreve sobre a presença dos autores em meio ao uso da inteligência artificial
'O BookTok não apenas amplia a circulação de títulos, ele também transforma a própria forma como se escreve e se lê', afirma Gabriel Mattos em artigo. Leia aqui!