PublishNews debutante
PublishNews, Carlo Carrenho, 20/07/2016
O fundador do PublishNews comenta os 15 anos do veículo, agradece à equipe, a Gerson Ramos e promete comemoração de debutante

Uau, 15 anos! Parece que foi ontem que o PublishNews nasceu meio de brincadeira. Nesse período, tantas pessoas contribuíram e participaram. Só editores já estamos no sexto. Leonardo Neto foi precedido de Alicia Klein, Renata Sturm, Maria Fernanda Rodrigues, Roberta Campassi e Iona Teixeira Stevens. Além disso, muitas outras pessoas passaram por nosso escritório e nossas páginas virtuais.

Quem não conhece a história do PublishNews pode ler o que eu escrevi cinco anos atrás em "O início de uma nova década". Mas aproveito para reproduzir aqui a história da criação do PublishNews:

”Era uma sexta-feira, 20 de julho de 2001. Eu chegara às 6 da manhã na DeFato, uma empresa de clipping inteligente, localizada em Pinheiros, onde eu trabalhava como editor das notícias de saúde e TI. Na época, além de acompanhar as estripulias de José Serra como ministro da Saúde e saber qual era a última novidade no tratamento de acne, eu aprendi como resumir notícias radicalmente, deixando apenas as poucas linhas que traziam a informação "de fato" relevante. Meu grande tutor nisto foi o jornalista-guitarrista Alexandre Volpi, e nunca vou esquecer sua primeira lição: "esqueça o mouse"! Realmente, para conseguir transformar 250 páginas de um documento de Word consolidadas pelos plantonistas da noite em uma newsletter de duas páginas, eu não poderia perder tempo procurando o mouse. Conclusão, até hoje uso vários atalhos aprendidos ali. Obrigado, Volpi!

O clima na redação era divertido, apesar do horário quase noturno do trabalho. Ricardo Muniz, que me indicou o emprego, trazia café do sítio do pai. Ricardo Briganó, corinthiano roxo, discutia futebol o tempo todo. O General capitaneava o horário e o envio do material editado. (Não lembro o nome do General, se é que um dia alguém me falou). A Luciana - ela mesmo, até hoje no PublishNews! - cuidava do atendimento e do dia a dia do escritório. O garoto Celso de Campos Jr. terminava o curso de jornalismo e ainda só sonhava em ser o maior biógrafo de Adoniran Barbosa. E ainda tinha o Walter, que trabalhava de casa, e chegava depois pronto para discutir qualquer coisa com o Ricardo Briganó! Bons tempos...

Enfim, naquela sexta-feira, eu decidi colocar em prática uma idéia que havia tido dias antes. Por que não criar um produto similar aos outros da DeFato, só que para o mercado editorial? Na época eu tinha uns sete anos de experiência no mercado e estava começando minha pequena, divertida e falida editora, então já entendia um pouco o que o mercado precisava saber. Montei então um blog, salvo engano no Blogger. E comecei a pegar e resumir as notícias do dia que interessavam ao mercado editorial. A primeira notícia foi 'O disputado negócio dos espólios literários', da Gazeta Mercantil, mas havia ainda notícias sobre a Amazon, agentes literários e até sobre um empresário que estava publicando contos eróticos.”

Bom, os últimos 12 meses foram particularmente agitados para o PublishNews. Lançamos o site novo, o qual temos aprimorado dia a dia. Criamos o Jovens Talentos e o InterLivro. Ampliamos nossa participação na FLIP com nossa Casa Coworking e a festa mais simpática de Paraty. E temos cada vez publicado textos originais e cada vez menos dependido de clippar outros veículos.

Claro, tudo isso só tem sido possível graças a uma equipe sensacional. E quero, desta vez, destacar o trabalho de quem se dedica integralmente ao PublishNews. Leonardo Neto, Luciana Melo e Cassia Carrenho, parabéns pelos 15 anos e obrigado pelo apoio de sempre!

Gerson Ramos, atual diretor comercial da Planeta, foi um dos maiores apoiadores que o PublishNews já teve | © Bia Alves
Gerson Ramos, atual diretor comercial da Planeta, foi um dos maiores apoiadores que o PublishNews já teve | © Bia Alves

Existe uma outra pessoa que eu gostaria de lembrar aqui. Ele foi responsável por levar o PublishNews a outro patamar logo nos seus primeiros anos, depois que me telefonou do nada e propôs uma parceria que permitiu que aquela iniciativa maluca se tornasse um projeto de peso. Gerson Ramos, obrigado por aquele telefonema nos idos de 2002, por me convidar para conversar e por ter sido um verdadeiro padrinho do PublishNews por tantos anos! Meu obrigado especial, Gerson!

E estamos organizando um evento de comemoração pelos 15 anos! No melhor estilo debutante :-)! Deve ser agosto, pós-Olimpíada e perto da Bienal do Livro de São Paulo. Fiquem atentos que logo teremos novidades!

Abaixo, um facsimile digital da primeira edição do PublishNews. Clique na imagem para aumentá-la:

[19/07/2016 20:06:00]