Publicidade
No Reino Unido, Amazon revela alguns números e dados dos hábitos de compras de seus consumidores
PublishNews, Leonardo Neto, 06/07/2016
Relatório mostra que 48% do total das vendas feitas pelo e-commerce na Terra da Rainha foram realizadas por parceiros comerciais

No Reino Unido, Amazon revela alguns números e dados dos hábitos de compras de seus consumidores | © Scott Lewis [cc by 2.0]
No Reino Unido, Amazon revela alguns números e dados dos hábitos de compras de seus consumidores | © Scott Lewis [cc by 2.0]
Parodiando Shakespeare, a Amazon sabe muito mais sobre seus consumidores do que pode imaginar a nossa vã filosofia. E a varejista acaba de compartilhar alguns desses conhecimentos com o mundo. Pelo menos os dados apurados na terra do bardo. É que a Amazon britânica acaba de divulgar o Summer 2016 Trends Report, um relatório em que mostra, por área de atuação, o perfil de seus consumidores. Revela, por exemplo, que a cidade de Norwich, no Leste da Ilha, é a cidade dos apaixonados. Foi a praça onde a Amazon mais vendeu produtos relacionados ao amor justo no Dia dos Namorados, ou que, em abril, houve um crescimento de 1.600% nas vendas de escovas de cabelo e que as britânicas trocaram as madeixas loiras pelas castanhas, já que as vendas de tintura nessa cor dobraram em comparação ao ano anterior.

Na área dos livros impressos, o relatório mostra que os títulos de alimentação saudável lideraram a lista de mais vendidos, mostrando que os britânicos estão preocupados em manter a saúde e o corpo em dia. O livro Lean in 15, do #WebFitnessCelebrity Joe Wicks (a Rocco deve publicar este título em fevereiro do ano que vem), encabeça o Top 10 dos livros impressos. As posições 2, 3 e 4 também são livros relacionados a alimentação (todos eles inéditos no Brasil): Foolproof cooking, de Mary Berry; Deliciously Ella – every day, de Ella Mills, e The 8-week blood sugar diet, de Michael Mosley, respectivamente.

Entre os e-books, a Amazon britânica revela que dois dos 10 títulos mais vendidos vieram do KDP, plataforma de autopublicação da gigante de Seattle. No topo dos e-books mais vendidos, está Behind closed doors, de Paris BA, seguido por The girl in the ice, de Robert Bryndza, e The teacher, de Katerina Diamond. Todos os três primeiros da lista estão inéditos no Brasil.

A Amazon - sempre avessa a publicar números - revelou que 48% do total de suas vendas foram realizadas por parceiros comerciais, através de seu marketplace. Esses varejistas terceirizados e a própria Amazon movimentaram 150 milhões de itens diferentes e empregaram 74 mil pessoas no Reino Unido. Só em exportações, a Amazon e seus parceiros de marketplace venderam 1,4 bilhão de Libras. As vendas para países membros da União Europeia apresentaram crescimento de 33% em relação a 2015. Um dado importante para esse pós-Brexit.

Por e-mail e via assessoria de imprensa, o PublishNews procurou a Amazon brasileira para saber se há previsão de publicar por aqui algo semelhante. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

[06/07/2016 11:10:27]
Matérias relacionadas
Filha única, tinha 22 anos quando pais adoeceram. Foram 12 anos de aprendizados, que resultaram na obra 'Uma casa que não pode cair'. Júlia já devorou livro da mulher de Bruce Willis, sobre demência
Além do Brasil, ouvintes da Itália, Espanha, Alemanha e Japão agora podem ouvir um audiolivro por mês da biblioteca de conteúdo da Audible
Escritora foi anunciada em cerimônia da premiação na Bienal do Livro Rio, com a presença dos jurados Thalita Rebouças, Alec Costa e Pedro Rhuas
Leia também
Seminário em São Paulo reúne especialistas para discutir os desafios revelados pela 6ª edição da pesquisa que identificou uma retração de quase 7 milhões de leitores nos últimos quatro anos
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros e coleções literárias
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias