Publicidade
Anunciados os finalistas do Prêmio Abeu 2015
PublishNews, Leonardo Neto, 27/10/2015
A premiação acontece no dia 10 de novembro, em SP

Única premiação brasileira que reconhece exclusivamente a produção editorial de universidades, o Prêmio Abeu anunciou no fim da semana passada os nove finalistas da sua edição de 2015. A distribuição dos finalistas por editoras é bastante heterogênea. Não há nenhuma editora concorrendo com mais de um título.

Na categoria Humanidades, concorrem: Alegoria moderna: crítica e história da Literatura na obra de Sérgio Buarque de Holanda (Fap/Unifesp), de Thiago Lima Nicodemo; Do mito das musas à razão das letras (Argos Editora/Unichapecó), de Roberto Acízelo de Souza, e Eça de Queiroz, uma biografia (Unicamp/Ateliê Editorial), de A. Campos Matos.

Na categoria Tecnociências, disputam Cidades sustentáveis? (Fiocruz), de Carmen Beatriz Silveira, Tania Maria Fernandes e Bárbara Pellegrini; Plantas aromáticas do Ver-Peso (Editora Museu Paraense Emilio Goeldi/Editora da Universidade Federal Rural da Amazônia), de Maria das Graças B. Zoghbi, Milton Guilherme C. Mota e Carmen Célia C. da Conceição, e Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas (EDUEPB/Insular), de Renato Dagnino.

A terceira categoria, Projeto Gráfico, tem os seguintes finalistas: Festas chilenas: sociabilidade e política no Rio de Janeiro no ocaso do Império (EDIPUCRS/Ministério da Justiça/Arquivo Nacional), da capista Shaiani Duarte e projeto gráfico de Graziella Morrudo; Livro dos ex-libris (Imprensa Oficial do Estado de SP/Ouro sobre o Azul), projeto gráfico de Ana Luisa Escorel e O retrato e o tempo (Fundação Joaquim Nabuco/Massangana), projetado pelo Zolu Design.

Outra coisa que chama a atenção é que três dos nove finalistas do Prêmio Abeu concorrem também ao Jabuti: Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas, Livro dos ex-libris e Do mito das musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a. C - século XVIII).

A entrega do Prêmio Abeu acontece no dia 10 de novembro, às 20h, na Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312 / 324 – São Paulo/SP). Os vencedores recebem o Troféu Prêmio Abeu.

[27/10/2015 09:45:07]
Matérias relacionadas
Vencedores da 11ª edição da premiação concedida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias foram conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo
Títulos de editoras como Unesp, Fiocruz, UFMG, Edusp, EDUFBA, UFPR, UFPEL, UNEMAT, EDUFRB e UFC estão entre os indicados
Editoras interessadas podem se inscrever até 16 de maio
Leia também
Reconhecimento é um dos mais antigos e importantes da literatura fantástica no Brasil
Reportagem traz a opinião de escritores agraciados e organizadores de prêmios sobre este assunto que nunca sai de moda no meio editorial
Inscrições para a edição de 2026 serão abertas em fevereiro