Publicidade
Somos e Saraiva devem faturar juntas R$ 326 milhões no PNLD 2016
PublishNews, Leonardo Neto, 05/10/2015
As duas empresas abocanharam 46% das compras de livros para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Crianças em uma escolha pública de Goiânia © Ascom/FNDE
Crianças em uma escolha pública de Goiânia © Ascom/FNDE
A compra da Saraiva pela Somos Educação (antiga Abril Educação) ainda está sob avaliação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), mas, se somadas as participações das duas empresas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, o faturamento chega a R$ 325,8 milhões. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelas compras, deve encerrar nesta segunda-feira (05) as negociações para o programa de 2016, mas uma coisa é certa, as duas empresas já são as campeãs de vendas nesse ano. A título de comparação, se considerasse o investimento total realizado no PNLD 2015, que foi de R$ 1,33 bilhão, as duas empresas somadas alcançariam um marketshare de 24,5%.

As editoras da Somos (Ática e Scipione) venderam 25 milhões de exemplares, sendo 13,4 milhões referentes a novas escolhas (anos iniciais do Ensino Fundamental) e 11,6 milhões a título de reposições de livros negociados em anos anteriores (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). O faturamento resultante dessas vendas corresponderá a R$ 206 milhões (R$ 103,2 de novas escolhas e R$ 102,8 de reposição). Já a Saraiva vendeu 15,3 milhões de exemplares, sendo 8,5 milhões de novas escolhas e 6,8 milhões em reposição. O faturamento será de R$ 119,8 milhões (R$ 53,4 milhões referentes a novas escolhas e R$ 66,4 milhões a título de reposição).

Novas escolhas

A expetativa do FNDE é comprar 47,7 milhões de exemplares de “novas escolhas”. Dentro desse universo, a Ática vendeu 11,5 milhões; a Scipione 1,9 milhão e a Saraiva 8,4 milhões. Somadas, as editoras venderam 21,8 milhões de exemplares, o que corresponde a 46% do total de compras nessa modalidade.

[05/10/2015 09:38:11]
Matérias relacionadas
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação
Lance mínimo do leilão da URL da loja é de R$ 50
Em 'A história de Shauzia', mulher que fugiu do Afeganistão e precisa sobreviver sozinha nas ruas de Peshawar, no Paquistão
Leia também
Seminário em São Paulo reúne especialistas para discutir os desafios revelados pela 6ª edição da pesquisa que identificou uma retração de quase 7 milhões de leitores nos últimos quatro anos
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros e coleções literárias
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias