Publicidade
Cinco prêmios, seis ganhadores
PublishNews, Leonardo Neto, 28/08/2015
Polivalência e diversificação marcam o perfil dos seis vencedores do Prêmio Jovens Talentos da Indústria Editorial

Quando o PublishNews idealizou o Prêmio Jovens Talentos da Indústria da Indústria do Livro, a ideia inicial foi a de premiar cinco profissionais de até 35 anos que se destacasse na sua atuação dentro da cadeia produtiva do livro. No entanto, com a apuração feita pelo corpo de jurados – composto por Carlo Carrenho, fundador do PublishNews; Ricardo Costa, representante da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil, e Alfredo Weiszflog – tomou-se a decisão de premiar seis profissionais que executaram cinco projetos distintos: Daniel Lameira (Aleph), Henderson Fürst (Grupo Gen), Jéssica Ferrara (Editora Globo), João Varella (Lote 42), Lilian Zambon (Companhia das Letras) e Veronica Gonzalez (Editora Globo). Duas vencedoras – Jéssica e Veronica, que são estagiárias na Editora Globo – apresentaram um case elaborado a quatro mãos. Por isso, a comissão julgadora decidiu premiá-las conjuntamente. “Quando o júri decidiu que as duas mereciam o troféu, optou-se por considerar a dupla como um dos cinco ganhadores, de forma que a edição de 2015 terminou com seis laureados", explica Carrenho.

Em comum, os ganhadores têm a polivalência e a diversificação: transitam em diversas áreas da cadeia. “Isso hoje me parece fundamental para um jovem profissional do livro. Assim, observa-se que todos os vencedores não se limitaram em suas atuações a uma função específica da indústria, mas transitaram entre editorial, marketing, vendas ou estratégia, por exemplo, e muitas vezes ao mesmo tempo”, explica Carrenho.

Ao todo, o Prêmio recebeu 73 (e não 74 como noticiamos na última quarta-feira) inscrições. “Fiquei surpreendido com a alta qualidade dos candidatos, de seus projetos e realizações. Descobri iniciativas fantásticas que desconhecia. A verdade é que lançar o Prêmio Jovens Talentos e participar de seu júri foi uma experiência de aprendizado e descoberta”, aponta Carrenho. Os seis profissionais premiados já ganharam convite VIP para o Business Club da Feira do Livro de Frankfurt (14 a 18/10). O grande vencedor, que ganhará passagem, estadia e uma ajuda de custo de 500 euros para viajar à Feira do Livro de Frankfurt, será conhecido na próxima quinta-feira (3), às 18h30, dentro do InterLivro 2015, programação profissional da Bienal do Rio (03 a 13/09).

Confira abaixo o perfil (em ordem alfabética) de cada um dos ganhadores do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro 2015.

Daniel Lameira é historiador e editor da Aleph
Daniel Lameira é historiador e editor da Aleph
Daniel Lameira (Aleph) é historiador e editor de ficção científica. Com quase dez anos de atuação no mercado e apenas 28 anos, Daniel já passou por diversas etapas da cadeia do livro, somando experiências nas áreas de vendas, comercial, marketing, produção e aquisição. Os seus primeiros passos no mundo do livro foram na Livraria da Vila. Em 2010, passou a gerir a área de compras de literatura, artes e quadrinhos da FNAC. Foi nessa época o seu primeiro contato com a Aleph, editora onde atua como Publisher. “Numa época em que poucos livreiros acreditavam na ficção científica, Daniel coordenou uma ação agressiva de exposição dos livros da Aleph, e o sucesso de vendas imediato foi impressionante. Percebi aí, um profissional de extrema competência e visão”, lembra Adriano Fromer, CEO da Aleph. Depois da FNAC, Lameira passou pela LeYa e pela Novo Século. Em 2014, chegou à Aleph onde, nas palavras de Fromer, “ajudou muito a solidificar o crescimento da editora, continuando nosso projeto de publicações de ficção científica, mas com uma abordagem mais inclusiva e comercial. Foi sua a ideia de participarmos da concorrência para a publicação da franquia Star Wars no Brasil, o que mudou significativamente a história da editora”. À frente do editorial da Aleph, Lameira criou a série “Encontros Intergalácticos” na qual reuniu, ao longo desse ano, milhares de fãs em auditórios. Hoje, inclusive, a Aleph lança mais um projeto com a assinatura de Lameira. Um videocast quinzenal para o YouTube chamado Abdução, apresentado por Lameira e Adriano, que vai levar ao público vídeos sobre ficção científica, literatura, games, quadrinhos, cinema e outros assuntos relacionados à cultura pop.

Henderson Fürst é advogado e editor de livros jurídicos
Henderson Fürst é advogado e editor de livros jurídicos
Henderson Fürst (Grupo Gen) é advogado e editor de livros jurídicos. Nascido em 1988, Henderson travou, ainda na infância, uma luta contra uma doença neurológica degenerativa rara. Suas limitações impediam de brincar e os livros eram as suas únicas formas de diversão. O seu primeiro contato profissional com o livro aconteceu aos 23 anos quando começou a trabalhar na Revista dos Tribunais onde tocou um audacioso projeto editorial: a reedição e atualização do Tratado de Direito Privado, de Pontes Miranda – uma coleção de 60 volumes. Henderson realizou o projeto em tempo recorde de dez meses e tornou-se um marco no centenário da editora. Foi aí que Henderson teve seu nome arejado no mercado de livros jurídicos no Brasil e começou a ver sua carreira deslanchar. Passou pela Saraiva e agora é da equipe do grupo GEN. Paralelo à sua carreira de editor, Henderson criou o curso Como (não) escrever uma monografia que ele ministra gratuitamente em diversas faculdades de direito. A concepção é que esses encontros sirvam como incubadora de jovens autores. Um caso de sucesso é o jovem autor Georges Abboud, descoberto em um desses encontros. As muitas mudanças sugeridas em sua dissertação e nas formas de posicionamento da obra para o público leitor fez que a edição de esgotasse em alguns meses – algo raro no mercado jurídico para obra monográfica, especialmente de autor desconhecido. Hoje, possui diversas obras, e todas com diversas edições e sendo citadas pelo STF.

Jéssica Ferrara e Veronica Gonzalez (Globo Livros) são estagiárias. Todos os anos, a editora Globo lança um desafio para seus estagiários: desenvolver um projeto voltado para qualquer área da editora que seja inovador e que dê retorno financeiro. As duas ganhadoras abraçaram essa missão e propuseram a criação de um novo selo que aglutinasse um catálogo voltado para os leitores dos gêneros Young Adult e New Adult. Assim foi pensado o selo GloboAlt que está em fase de implantação dentro da Globo Livros e será lançado nos próximos dias. Juntas, elas pensaram em tudo: desde a seleção de obras dentro do catálogo da editora que pudessem migrar para o novo selo e a aquisição de novos títulos até detalhes como a criação de layout e marca. Além disso, executaram uma ampla pesquisa com livreiros, monitoraram as listas de mais vendidos de diversos veículos, foram à Bienal para entrevistar leitores e analisar a concorrência. “A Veronica e a Jéssica conseguiram fazer o que a maioria das pessoas julgava ser quase impossível: pegaram um projeto em que ninguém acreditava e fizeram dele um sucesso”, apontou Rodrigo Buldrini, diretor de Arte da revista Época Negócios e tutor do estágio das duas ganhadoras. “Jéssica e Veronica trouxeram à Globo Livros não apenas seu entusiasmo, indiscutível, como também uma visão diferente de mercado – a visão de jovens apaixonadas por leitura, que viam em seus amigos e nelas mesmas a necessidade de mudar”, atestou Mauro Palermo, diretor da Globo Livros.

João Varella é jornalista, escritor e empreendedor
João Varella é jornalista, escritor e empreendedor
João Varella (Lote 42) é jornalista, escritor e empreendedor. Com abordagem criativa na forma que se apresenta e divulga seus livros, a Lote 42 – editora que construiu com Thiago Blumenthal e Cecilia Arbolave – ganhou destaque em 2014, quando prometeu – e cumpriu – que daria 10% de desconto para cada gol que o Brasil sofresse durante os jogos da Copa do Mundo. Com a goleada histórica da Alemanha de 7 x 1, a editora vendeu seus livros com 70% de desconto, o que gerou uma das mais bem sucedidas ações de publicidade da Copa do Mundo. João, ao lado de sua equipe da Lote 42, criou ainda a Banca Tatuí e a Feira Miolo(s), que têm como objetivo criar espaços para dar visibilidade à produção independente. Em sua inscrição, João foi avalizado por profissionais tanto do mercado editorial quanto de outras indústrias. Como o caso de Gustavo Piqueira, do escritório de design Casa Rex que disse: “não considero João Varella alguém que vem se destacando na cadeia produtiva do livro. Considero João Varella alguém decidido a reinventá-la”. Outra que deu a sua chancela ao trabalho de João é Elisa Ventura, da Livraria Blooks: “João Varella criou uma editora inspiradora, profissional, cheia de ideias criativas e energia”.

Lilia Zambon é gerente de marketing do Grupo Companhia das Letras
Lilia Zambon é gerente de marketing do Grupo Companhia das Letras
Lilia Zambon (Companhia das Letras) é graduada em editoração pela ECA-USP; mestre em Livros e Saberes na École Nationale Supérieure des Sciences de L'Information e des Bibliothèques, de Lyon, na França, e atualmente gerente de marketing do Grupo Companhia das Letras. Diversificação é uma palavra que define bem a atuação de Lília Zambon na indústria do livro no Brasil. Já foi revisora, preparadora, editora, e responsável por vendas e marketing. No Grupo Companhia das Letras desde 2013, vinda da Planeta, integrou a equipe que fez o lançamento dos selos Paralela, Portfolio e Panelinha. Essa trajetória diversificada deu à ganhadora uma visão global da cadeia do livro. “Difícil falar sobre uma pessoa tão polivalente, mas tão competente naquilo que faz. É uma das pessoas mais jovens a conhecer todo o processo do livro, desde a sua criação no editorial até o ponto de venda”, endossou Fábio Uehara, coordenador do Departamento de negócios digitais da Companhia das Letras. “Ela tem seguido uma trajetória singular no mercado editorial brasileiro, trajetória essa que a vem qualificando como uma das profissionais mais completas em atividade”, apontou Matinas Suzuki Jr., editor-executivo do Grupo Companhia das Letras.

[28/08/2015 09:42:23]
Matérias relacionadas
Globo Alt já tem três autoras confirmadas para o catálogo
Em Frankfurt, Daniel Lameira e Adriano Fromer (Aleph) mostram como a cultura pop está mudando o mercado de livros
Artigo escrito por Carlo Carrenho faz um perfil de cada um dos seis ganhadores do prêmio
Leia também
Títulos de editoras como Unesp, Fiocruz, UFMG, Edusp, EDUFBA, UFPR, UFPEL, UNEMAT, EDUFRB e UFC estão entre os indicados
Obra será publicada no primeiro semestre de 2026; Paula participará da Fliporto em novembro e Flipoços, em 2026
Comissão organizadora analisou as denúncias e explicações e não obteve evidências conclusivas do uso de IA nas obras