03/09/2014 21h55 - Atualizado em 03/09/2014 21h55

Equipe do MEC vistoria escola que teve livros descartados por diretor

Grupo esteve na sede da Gered, que apura o caso desde a denúncia.
Unidade fica em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.

Do G1 SC

Uma equipe técnica enviada pelo Ministério da Educação (MEC) chegou no final da tarde desta quarta-feira (3) à Santa Catarina para fazer uma auditoria na Escola Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Recentemente, 3 mil livros didáticos - muitos novos - foram doados irregularmente para reciclagem pelo então diretor da unidade (veja vídeo ao lado).

Mais de 3 mil livros didáticos, a maior parte novos, foram "doados" pelo diretor a um catador de lixo, sob uma condição: o material não poderia entrar em circulação. O reciclador, Antônio Osni Monn, que foi chamado para que recolhesse uma carga que não poderia ser vista. Muitos livros ainda estavam com o selo da editora e do MEC.

Muitos livros ainda estavam com o selo da editora e do MEC. Depois que o caso foi denunciado nas redes sociais, o então diretor voltou atrás, recolheu o material e pediu para deixar o cargo. O mesmo fizeram dois assessores administrativos. Os três continuam professores da Secretaria de Estado da Educação (SED-SC). O órgão estadual fez um relatório que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) referente as ações realizadas sobre o caso. Uma comissão do MEC, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fará uma auditoria na escola.

O primeiro compromisso do grupo de Brasília ocorreu na sede da Gerência Regional de Educação (Gered), que apura o caso desde a denúncia. Os profissionais do MEC receberam um relatório com todas as medidas tomadas até agora pelo Governo do Estado.

"Nós vamos apresentar toda a questão do processo administrativo, tudo que a Secretaria do Estado fez até o presente momento, vamos ouví-los para ver qual é a orientação deles e quais serão os próximos passos que vão estar acontecendo", informou Dagmar Pacher, gerente de Educação da Grande Florianópolis.

O ex-diretor da unidade escolar, José Vanderlinde, e dois assessores administrativos pediram dispensa dos cargos na última quarta (27). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED-SC), os três continuam sendo professores da rede de ensino de Santa Catarina.

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de