Brazucas na LBF
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 09/04/2014
Ricardo Almeida, do Clube dos Autores, leva prêmio de Jovem Empreendedor em Iniciativas Digitais

O destaque da terça-feira, primeiro dia da LBF, foram os prêmios International Publishing Industry Excellence Awards, que a LBF, em parceria com a Associação de Editores do R.U. lançou este ano. O prêmio teve as categorias mais variadas, incluindo desde luta contra a pirataria à iniciativas Crossmedia. E o Brasil ganhou em uma das categorias: Ricardo Almeida, do Clube de Autores, levou o prêmio, criado pelo British Council e concedido ontem à noite também, para Jovem Empreendedor em Iniciativas Digitais. “O reconhecimento da marca, que vem com essa premiação, reflete diretamente nos autores do CdA”, contou Ricardo ao PublishNews. Para Octavio Kulesz, colunista do PublishNews e um dos júris do prêmio do British Council, o CdA impressiona “porque ele não busca apenas ser um player em um mercado, ele criou um mercado em si, que se desdobra em outros setores, como a iniciativa Profissionais do Livro. E a escala que ele tem para crescer no Brasil é imensa”. Ele ressaltou também a maneira como o CdA utiliza o “Big Data”, baseado primeiramente no feedback dos usuários da plataforma.

Mas o trabalho não termina com a premiação. O Clube de Autores, conta Ricardo, entra agora em uma nova fase: “Foram três fases: primeiro, focamos no livro impresso. Depois veio a transição para o digital. Agora, entramos no que chamamos de ‘pensática.com’, onde não queremos nos atrelar a um formato, não queremos apenas o livro impresso digitalizado; queremos trazer nossa própria visão para o futuro do livro para o Clube de Autores, onde o foco é contar a história, seja incluindo vídeos, links, posts, qualquer que seja o formato”, conclui.

Vale notar também outros finalistas do prêmio de ontem: a Cosac Naify, que já foi premiada em Bolonha, foi finalista na categoria de Melhor Editora Infantojuvnil e Jovem Adulto Internacional; a agente Nicole Witt, que tem relação de longa data com a literatura brasileira, da Mertin LitAg, como Melhor agente literária internacional, e o braço brasileiro da Oxford University Press, por International Educational Learning Resources Award. Ou seja, mesmo sem estande brasileiro este ano em Londres, os brazucas marcaram presença em Londres.

[09/04/2014 00:00:00]