‘Editoras precisam agregar valor ao autor’, diz Mark Coker
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 15/04/2013
Painel sobre self-publishing marcou conferência sobre mercado digital

O painel mais concorrido da conferencia Digital Minds foi sobre self-publishing, que teve participação do “self-publishing superstar” Mark Coker, fundador da Smashwords.

Os panelistas comentaram primeiramente o fim do estigma do escritor autopublicado. “Antigamente, falar que era um autor autopublicado era como subir na mesa e gritar ‘eu me masturbo’” declarou Mark Lefevebre, da plataforma Kobo Writing Life. E a escritora Steena Holmes, que saiu do self-publishing para uma editora com um contrato de seis dígitos, confirma: “Meu coração sempre estará no self-publishing, e vou continuar publicando dessa forma. Acho que essa mistura entre editora e autopublicação é o melhor dos mundos, pois permite atingir mais leitores”.

Perguntado sobre a compra da Authors Solution pela Penguin, Mark Coker polemizou: “Eu acho que foi um erro, não só acaba com a reputação deles como é ruim para os autores”, afirmou. “Tomar dinheiro de autores, às vezes 10 ou 15 mil dólares é uma coisa horrível de se fazer, porque eles não terão o dinheiro de volta. Estão tirando proveito de uma pessoa em um momento em que ela está muito vulnerável. O dinheiro nunca deveria ir do escritor para a editora”, explica Coker. Para o fundador da SmashWords, a solução para as editoras nesse novo mercado onde self-publishing cresce cada vez mais é tomar mais riscos e agregar mais valor ao autor, mais especificamente aumentando os royalties e diminuindo os adiantamentos pagos pelas editoras. “Faça pelo autor o que ele não consegue fazer por si mesmo”, concluiu. Senão, prevê o americano, os autores vão optar pelo selfpublishing.

[15/04/2013 00:00:00]