Franquias e livros digitais no setor infantil
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 28/03/2013
Branding ganha importância no mercado de livros infantis

A GfK destacou, na sua apresentação sobre o mercado de livros no Brasil este mês, a forte presença de franquias no setor de livros infantis e juvenis. Segundo a pesquisa, as 3 principais franquias representaram 8,8% do mercado do setor em 2012 (não foi informado quais são as franquias). O fenômeno acontece também no exterior: brand building é um dos destaques da Feira de Bolonha, segundo o Bookseller. Francesca Dow, da Penguin’s Children afirmou que discoverability - mais um neologismo da era editorial digital sem equivalente ainda em português - é um dos principais motivos da tendência. “As pessoas estão procurando coisas que elas possam transformar em franquias; elas estão preocupadas com discoverability, e estão procurando coisas que possam aumentar em grande escala e criar uma história em cima”, declarou Liz Cross, publisher de infantis da Oxford University Press ao Bookseller.

A matéria também destacou a presença do digital na feira italiana, com Apple e Kobo presentes em todos os halls e editores comentando o aumento das conversas com publishers internacionais sobre aplicativos. No Brasil, o livro infantil digital foi assunto no Revolução Ebook, que aposta na tendência para 2013.

[28/03/2013 00:00:00]