Publicidade
Amazon traz o Kindle Paperwhite ao Brasil
Publishnews, Carlo Carrenho, 19/03/2013
Carlo Carrenho fala sobre o novo lançamento da Amazon no Brasil e lista quais as vantagens do novo aparelho comparado com seu antecessor.

O braço tupiniquim da Amazon anuncia hoje a chegada ao Brasil do Kindle Paperwhite, o e-reader dedicado top de linha da gigante de Seattle. Ele será oferecido a partir de hoje, 19/3, nos modelos wi-fi e wi-fi + 3G ao preço de R$479 e R$699 respectivamente. Os leitores estarão à venda na Pontofrio.com.br (só na loja online), na Livraria da Vila e nos quiosques de shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro.

O novo Kindle é bem mais caro que o atual modelo à venda no Brasil por R$299, mas as vantagens são grandes. Vamos a elas:

  • O Paperwhite possui touch screen, ou seja, adeus teclas de navegação
  • O Paperwhite possui 62% mais pixels e contraste 25% maior. A diferença é facilmente notável e quem já se acostumou com o e-reader mais novo sente que o texto do Kindle básico deixa a desejar.
  • O Paperwhite possui iluminação própria e dispensa luz externa. Ainda assim, manteve as principais vantagens das telas de e-Ink: No cansa os olhos e pode ser lido sob o sol. A iluminação é automática de acordo com o ambiente, ou seja, se você apaga a luz sua intensidade aumenta permitindo a leitura.
  • O Paperwhite possui um modelo 3G que permite o acesso à loja da Amazon e o download de e-books de praticamente qualquer lugar do mundo - são mais de 100 países. E, o mais importante, a conexão é gratuita, pois já está inclusa no preço do aparelho. Por isso o preço mais salgado.

O novo Kindle chega pra brigar pesado com o Kobo Glo, vendido por R$449 pela Livraria Cultura e que também possui iluminação própria. Com uma diferença de apenas R$30, a decisão final dos consumidores será balizada mais pelas diferenças das duas plataformas e pelo conforto da tela do que pelo preço. (Leia Kindle ou Kobo, eis as questões)

Ainda sobre o preço, vale lembrar que os modelos Paperwhite oferecidos aqui por R$479 e R$699 custa US$139 e US$199 nos EUA. Ou, convertendo, cerca de R$288 e R$398. Nos EUA, ainda se pode optar pela versão com publicidade no protetor de tela e no menu (não incomodam em nada) e conseguir os preços reduzidos de US$119 e US$179. Ou seja, continua valendo a pena pedir para o cunhado que vai a Nova Iorque ou Miami trazer um Kindle para você - especialmente se ele passar direto pela anfândega.

Agora só falta chegar os tablets mais completos e com tela colorida da Kobo e da Amazon no Brasil. A Kobo possui o Arc. A Amazon possui o Fire. Quem chegará primeiro no Brasil?

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

[19/03/2013 14:43:11]
Leia também
Carlo Carrenho traz dados e análises sobre os mais recentes dados do mercado editorial sueco
Carlo Carrenho compartilha sua apresentação, análises e dados sobre o mercado de audiolivros na região nórdica, apresentado no Parix Audio Day 2025 em Madri
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Outras colunas
Às sextas-feiras você confere uma tira
Peça escrita e dirigida por Nicolas Ahnert, com atuação visceral de Thalles Cabral, tem últimos dias em cartaz em São Paulo
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!