
Uma nova edição revista e atualizada de The Global eBook Market: Current Conditions & Future Projections (O'Reilly Media, 57 pp.) já está disponível para ser baixado na loja digital da O’Reilly. Trata-se de um relatório completo e ambicioso elaborado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart sobre a realidade do mercado de e-books nos mais diversos países e regiões. A primeira edição foi publicada em outubro de 2011, e esta é a primeira revisão que o relatório recebe. Para esta segunda edição, Wischenbart contou não apenas com o tradicional apoio de diversos veículos de mídia setorial (como Livres Hebdos, The Bookseller, Publishers Weekly, PublishNews etc.), mas também com a co-autoria de especialistas locais, como Veronika Licher, que escreveu sobre a China, e eu, que escrevi sobre o Brasil. Os mercados retratados são Alemanha, França, Espanha, Itália, Suécia, Dinamarca, Holanda, Áustria, Eslovênia, Polônia, Rússia, Brasil, China e o mundo árabe. O livro é gratuito e pode ser baixado em PDF, ePub ou Mobi.
Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.
Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.