Eventos da Bienal destacam Feira de Frankfurt, varejo de livros e carreira de escritor
PublishNews, Carlo Carrenho, 13/08/2012
Executivos da maior feira de livros do mundo explicam como o Brasil pode maximizar sua participação como país convidado em 2013

A Feira de Frankfurt terá o Brasil como convidado de honra em 2013, e é com isso em mente que os organizadores do megaevento livreiro alemão apresentam hoje, 13/8, na Bienal do Livro, uma breve palestra sobre como profissionais do livro brasileiros podem aproveitar sua visita a Frankfurt. No evento, marcado para as 16h no auditório Lygia Fagundes Telles, os executivos da Feira de Frankfurt ainda apresentarão um panorama do mercado editorial alemão. Para Marifé Boix, vice-presidente da Feira de Frankfurt responsável pela América Latina, trata-se de uma ótima oportunidade para os brasileiros descobrirem como aproveitar ao máximo as oportunidades criadas pela presença do Brasil em 2013 como país convidado. “Ser o país convidado não é apenas é um reconhecimento da importância literária e cultural de uma nação, mas também uma oportunidade rara de desenvolvimento e crescimento internacional para seu mercado editorial”, explicou.

Ainda hoje, outros dois eventos do espaço Livros e Cia. da Bienal do Livro merecem destaque. O primeiro, “Os Desafios do Varejo Livreiro”, acontece às 17h e traz Ivo Camargo, Marcelo Levy e Roberto Novaes para discutirem o atual momento das livrarias e de outros varejistas de livros. Ivo Camargo é um dos mais conhecidos e simpáticos profissionais de vendas do mercado editorial brasileiro. Sua influência nas práticas do mercado já lhe valeu alcunha, talvez controversa, de “pai da consignação”. Marcelo Levy é diretor comercial da Companhia das Letras, e Roberto Novaes dirige a distribuidora Catavento, que tem se aprimorado na distribuição de livros em pontos alternativos e pouco tradicionais, como supermercados e posto de gasolina. A conversa, mediada por Reynaldo Damásio, tem tudo para ser interessante.

Às 19h de hoje, 13/8, o palco do espaço Livros e Cia. será tomado por homens das letras. O agitador lítero-cultural pernambucano Marcelino Freire, o escritor boa-praça carioca Rodrigo Lacerda e o poeta paulista Claudio Willer discutem “Literatura, carreira e mercado”, mediados por Joaquim Maria Botelho. O PublishNews recomenda o evento.

[13/08/2012 00:00:00]