Um quinto das livrarias tem quase 44% do setor
PublishNews, Roberta Campassi, 15/05/2012
Grupo é composto por empresas que têm cinco lojas ou mais

O levantamento da ANL aponta que 21,8% das livrarias têm faturamento de até R$ 1,2 milhão por ano e 43,2% faturam mais de R$ 9,6 milhões, sendo que 34,8% ficam na faixa intermediária. As redes que têm cinco lojas ou mais, e representam um quinto do total de livrarias do país, abocanham 43,75% do faturamento do setor.

No que diz respeito aos canais de venda, o estudo da ANL mostra que houve avanço no comércio eletrônico: se 48,6% tinham essa plataforma em 2010, hoje são 57,6%. “Sem dúvida, podemos afirmar que os maiores investimentos das livrarias foram feitos em seus e-commerces”, afirma Ednilson Xavier, presidente da ANL. “Nas pesquisas anteriores, os pequenos e médios livreiros não acreditavam muito nessa plataforma, hoje ela é realidade. Não ter é o mesmo que, ano atrás, era não ter um café na loja”, diz.

Para boa parte das empresas, contudo, o comércio eletrônico ainda fatura pouco. Numa ponta, 63% das livrarias dizem que suas vendas virtuais geram até 5% do faturamento. Para 31,6%, a plataforma equivale a entre 5% e 15% dos negócios. Na outra ponta, 5,25% das lojas obtêm faturamento acima de 15% com o e-commerce.

As livrarias também estão atentas ao comércio de e-books. Cerca de 24% delas já vendem livros digitais. No grupo de quem não vende, 89% pretendem fazê-lo – 62,5% ainda neste ano e 37,5%, no ano que vem.

O acervo de e-books ainda é bem variado de loja para loja: 33% têm livros nacionais; 17% têm nacionais e importados; 17% têm nacionais e de domínio público; 16% têm importados. Apenas 17% têm as três modalidades: nacionais, importados, e de domínio público.

[15/05/2012 00:00:00]